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Caoa Chery Tiggo 7 PHEV tem preço de Corolla Cross híbrido, é maior e mais completo

SUV híbrido plug-in vem importado da China com motor 1.5 a gasolina e dois elétricos para potência combinada de 317 cv

17 ago 2025 - 13h40
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O Caoa Chery Tiggo 7 até é figurinha fácil de ver nas ruas, tendo caído no gosto do brasileiro das grandes cidades. Ele é o SUV mais vendido da marca por uma larga margem e o segundo modelo de origem chinesa mais vendido no País, atrás apenas dos BYD Song. A versão topo de linha do Tiggo 7, no entanto, é mais difícil de ver por aí, até mesmo porque é preciso um olho um pouco mais treinado para perceber as diferenças entre ela, híbrida plug-in, e as demais com motor a combustão normal.

O Tiggo 7 Pro PHEV tem uma dianteira própria, com para-choque exclusivo, com luzes de LED diurnas na parte de baixo e uma enorme grade frontal. É diferente dos Tiggo 7 Sport e Max Drive, que têm LEDs diurnos verticais. Além disso, a versão híbrida, importada da China, só pode é vendida no Brasil em duas cores, preto ou branco. As demais, feitas no Brasil, podem ter ainda um tom de cinza ou mesmo azul, caso da Max Drive.

A cabine é bem equipada, com bancos de couro com ajustes elétricos para motorista e passageiros da frente, carregador por indução para celulares, alavanca de câmbio eletrônica, ar-condicionado automático de duas zonas, câmeras 360°, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo e uma série de assistentes à condução que deixam a vida a bordo mais fácil.

A tampa do porta-malas é operada eletricamente e é possível comandar algumas funções do carro por voz. A central multimídia tem tela grande e espelha Android Auto e CarPlay com muita rapidez. O sistema original do carro também é simples de usar, sendo fácil configurar iluminação interna ou os mostradores do painel de instrumentos, por exemplo.

O interior é confortável, mas um tanto estéril. Nos primeiros contatos com o SUV, é difícil achar alguma personalidade na cabine, que embora recheada de itens de série e com nível de acabamento bastante respeitável, parece genérica e apenas funcional.

A sensação continua nos primeiros quilômetros rodados, com o SUV no modo elétrico e silêncio absoluto, os 170 cv dos dois motores elétricos são mais do que suficientes para levar o Tiggo 7 PHEV em praticamente qualquer situação cotidiana sem precisar do motor a gasolina. O 1.5 até entra em funcionamento, mas apenas para gerar eletricidade para a bateria, e é desligado rapidamente, mas tudo com muita suavidade, e alguma placidez nas respostas.

É fácil esquecer que este SUV tem nada menos que 317 cv escondidos sob o capô, prontos para saltar à frente quando necessário. Basta pisar um pouco mais fundo que a impressão de "sem sal" fica para trás, junto com praticamente todos os carros da rua. O Tiggo 7 dispara com fôlego de "gente grande" e surpreende um motorista desavisado. São 56,6 kgfm de torque combinado, disponíveis cedo, que fazem as rodas dianteiras destracionarem e o controle de tração ser chamado para botar as coisas em ordem.

A rapidez das respostas impressiona e este SUV vai deixar para trás muito "carrão" por aí nas saídas de semáforo. A Caoa Chery fala em 6,8 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima é limitada a 180 km/h. É mais rápido no 0 a 100 km/h do que um Volkswagen Golf GTI, com motor 2.0 turbo de 230 cv, por exemplo.

Outro ponto positivo é como o sistema híbrido pouco depende de recarga externa. Mesmo sendo híbrido plug-in, ele consegue deixar o SUV a maior parte do tempo sendo impulsionado pelos motores elétricos, enquanto o motor a combustão é usado como extensor de autonomia. Apenas quando o motorista pisa fundo é que todo o conjunto "acorda" e os 317 cv são despejados sobre as rodas dianteiras.

Isso faz com que, mesmo rodando quase sempre como um carro elétrico, poucas vezes a bateria vai chegar ao fim de sua carga e a autonomia fique sempre na casa dos 35 km. Caso o motorista consiga plugar o carro na tomada, a autonomia total de 60 km é reestabelecida.

O Tiggo 7 PHEV é um daqueles carros que faz lembrar a frase "lobo em pele de cordeiro", ou dragão em pele de coelho, nos atendo ao tema chinês. Por R$ 219.990, ele custa exatamente o mesmo que um Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (o Tiggo é só R$ 100 mais caro), mas entrega mais que o dobro da potência, já que o Corolla Cross tem apenas 122 cv, além de ser um híbrido plug-in, enquanto o Toyota é um híbrido convencional.

Também é mais barato que um GWM Haval H6 PHEV19, vendido a R$ 245.000. O Haval é mais potente, com 326 cv e maior, deixando o Tiggo 7 PHEV num bom "meio do caminho" para quem busca um SUV com ótimo desempenho, econômico e sem ser necessariamente muito grande.

Prós

Desempenho impressiona e é definitivamente ponto alto da versão. Acelerações são decididas e SUV dispara à frente quando motorista pressiona fundo pedal esquerdo. Sistema híbrido também brilha ao manter carga da bateria em nível utilizável.

Contra

Cabine é bem equipada e acabamento é bom, mas falta personalidade ao interior.

FICHA TÉCNICA

Caoa Chery Tiggo 7 Pro PHEV

  • Motor: dianteiro, gasolina, 4 cil, dianteiro
  • Potência: 147 cv
  • Torque: 22,5 mkgf
  • Potência elétrica: 170 cv
  • Potência combinada: 317 cv
  • Torque combinado: 56,6 kgfm
  • Bateria: 19,2 kWh
  • Autonomia elétrica: 60 km (Inmetro)
  • Comprimento: 4,51 m
  • Largura: 1,86 m
  • Altura: 1,69 m
  • Distância Entre-Eixos: 2,67 m
  • Porta-malas: 475 litros
  • Aceleração 0-100 km/h: 6,8 segundos
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Preço sugerido: R$ 219.990

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Estadão
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