Canadá vai proibir novos carros poluentes a partir de 2035
A partir de 2035, apenas carros novos elétricos, a hidrogênio ou híbridos plug-in que funcionem com motor elétrico serão vendidos no Canadá
Os carros 100% a combustão agora tem data de validade em mais um país. O Canadá anunciou na última semana que vai proibir as vendas de carros movidos exclusivamente a gasolina ou diesel a partir de 2035. Essa data vai de encontro a de outros países, a União Europeia e alguns estados dos EUA.
Por meio do programa "Padrão de Disponibilidade de Veículos Elétricos", o país norte-americano confirma a proibição da venda de carros novos que gerem algum tipo de emissão de gases poluentes. Além disso, o documento também prevê que cerca de 20% dos carros zero km vendidos no país a partir de 2026 sejam do tipo emissão zero.
A partir de 2030, esse índice terá que subir para 60%. Apesar disso, o programa canadense considera carros elétricos, movidos a hidrogênio e até mesmo híbridos plug-in – os que funcionam exclusivamente em modo elétrico – como veículos sem emissões.
Também é possível que novas tecnologias como os combustíveis sintéticos possam ser consideradas futuramente. Com isso, modelos como o recém lançado Ram 1500 Ramcharger – no qual o motor a combustão serve apenas para fornecer energia para os motores elétricos e a bateria de 95 kWh – ainda poderiam ser comercializados no Canadá.
De qualquer forma, novas opções de picapes e SUVs elétricos devem chegar ao país nos próximos anos, vindos dos EUA. Com a data de validade para os carros somente a combustão, a expectativa é a de que a renovação total da frota canadense aconteça até 2050.
