BYD mostra fábrica de Camaçari e confirma 3 carros nacionais
Segundo a empresa chinesa, complexo na Bahia será o maior da marca fora da China e poderá produzir inicialmente 150 mil unidades por ano
A BYD, uma das maiores fabricantes de veículos da China, está perto de inaugurar sua primeira fábrica no Brasil. Nesta semana, a empresa mostrou as instalações em Camaçari, na Bahia, onde até 2021 havia uma planta da Ford.
Conforme a chinesa, o complexo baiano será o maior fora de seu país de origem. Além disso, a empresa confirmou os modelos que vão ser feitos na unidade. Inicialmente, a expectativa é de que a produção seja em sistema SKD, com montagem de peças importadas da China.
De acordo com a BYD, a fábrica de Camaçari começa a operar "nas próximas semanas". Porém, não informou quando isso vai ocorrer. Seja como for, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que irá à Bahia em agosto inaugurar a planta. Conforme a empresa, o complexo terá capacidade para produzir 150 mil unidades por ano, podendo chegar a 300 mil em uma segunda etapa (até 2028).
Fruto de investimentos de R$ 5,5 bilhões, a unidade será a maior da BYD fora da China. A área tem mais de 4,6 milhões de metros quadrados. Ou seja, equivalente à área de 645 campos de futebol, por exemplo.
A princípio, a fábrica baiana da BYD será responsável por fazer os híbridos plug-in Song Pro (SUV) e King (sedã), bem como o subcompacto elétrico Dolphin Mini, que é o modelo movido a baterias mais vendido do mercado brasileiro.
Dolphin Mini é primeiro a sair da linha de produção
O primeiro veículo feito na nova planta e mostrado nesta semana foi justamente o Dolphin Mini. Por ora, a montagem do carro está sendo feita em caráter experimental. Conforme a empresa, a produção dos três modelos no Brasil deve começar em breve.
Inicialmente, a unidade vai operar no sistema SKD (Semi Knocked-Down, ou semi desmontado). Porém, o processo vai evoluir gradualmente até chegar à produção completa - ou seja, incluindo estampagem, pintura e até soldagem.
Assim, haverá um aumento de conteúdo local. Conforme a BYD, com isso a meta é gerar 20 mil empregos diretos e indiretos.
"Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, sustentabilidade e confiança no Brasil", diz Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto Brasil.
Conforme a empresa, entre as inovações há o desenvolvimento de um sistema de propulsão híbrido flex. Ou seja, o motor 1.5 a combustão poderá usar futuramente gasolina e/ou etanol, bem como a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
O conjunto incluirá motor elétrico. Vale lembrar que a pioneira a oferecer essa solução foi a Toyota, com o sedã Corolla.
Complexo baiano
Segundo a BYD, sua linha de montagem na Bahia é uma das mais modernas do mundo. Um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior demanda. Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha.
Robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias, por exemplo. Um sistema de fricção silenciosa exclusivo mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis.
BYD chegou ao Brasil em 2014
A BYD chegou ao Brasil em 2014. Nos primeiros sete anos, contudo, atuou no segmento de veículos comerciais, sobretudo de ônibus e caminhões elétricos.
Depois disso, a chinesa passou a oferecer carros eletrificados. O primeiro dessa nova fase foi lançado em novembro de 2021. Trata-se do SUV Tan, que tem sete lugares e chegou ao mercado de fato no início de 2022. No ano seguinte, foi a vez do sedã Han.
De lá para cá, a ascensão da BYD no Brasil é notável. Assim, em 2022 a chinesa registrou apenas 260 veículos emplacados. Porém, em maio de 2025 o número de vendas superou a marca de 134 mil unidades desde o início das operações.
No mesmo sentido, em maio a BYD conquistou a quarta posição no ranking geral de vendas de veículos no varejo no país. Ou seja, os 9.006 emplacamentos significam 9,7% de participação de mercado. Dessa forma, a novata superou marcas tradicionais no Brasil, como Toyota, Honda, Hyundai e Jeep.
Atualmente, a BYD tem 180 concessionárias no Brasil. Conforme a empresa, a meta é chegar a 240 até o fim do ano.Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!
