BYD Dolphin ou Chevrolet Spark? Veja as diferenças entre os dois elétricos
Modelos custam entre R$ 150 mil e R$ 160 mil e deverão brigar por clientela que busca primeiro elétrico e motoristas de aplicativo
O segmento de elétricos compactos no Brasil ganhou um concorrente de peso em 2025 no segundo semestre, com a chegada do Chevrolet Spark EUV, que chegou para concorrer de frente com o BYD Dolphin GS em preço, tamanho e proposta. Mas apesar de atuarem no mesmo segmento, cada um aposta em atributos distintos para conquistar espaço.
O BYD Dolphin GS custa R$ 149.990 e é equipado com motor elétrico de 95 cv e 18,3 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chegar à velocidade máxima de 160 km/h. A bateria Blade, com 44,9 kWh, oferece autonomia de 291 km no ciclo do Inmetro. Em recargas rápidas, é possível recuperar de 30% a 80% da carga em cerca de 30 minutos.
Entre os equipamentos de série, o modelo traz seis airbags, faróis de LED e central multimídia giratória de 12,8?. O ponto negativo está no porta-malas: sua capacidade varia entre 250 e pouco mais de 300 litros, o que limita a versatilidade para famílias ou viagens longas. O contra-ponto é o entre-eixos bem maior, de 2,70 metros ante 2,56 do Spark, que garante mais espaço para os ocupantes de trás, ainda que a carroceria quadrada do modelo da GM dê sensação de amplitude na cabine.
O Chevrolet Spark EUV, por sua vez, foi lançado por R$ 159.990, tem desempenho levemente superior e porta-malas sensivelmente maior. O motor entrega 101 cv e 18,4 kgfm, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 42 kWh assegura 258 km de autonomia, com recarga rápida de 30% a 80% em 35 minutos.
Além do desempenho equilibrado, o Spark se destaca pela capacidade de carga: são 355 litros no porta-malas traseiro, que podem chegar a 916 litros com os bancos raebatidos, além de um compartimento dianteiro de 35 litros. O espaço, no entanto, só pode ser utilizado com um porta objetos instalado como acessório na concessionária.
Na cabine, estão painel digital de 8,8 polegadas, multimídia de 10,1 polegadas, além de recursos de segurança como controle de cruzeiro adaptativo (que o Dolphin não tem), alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.
Na prática, os dois modelos mostram que têm públicos bem definidos. O BYD Dolphin GS tende a atrair quem prioriza autonomia ligeiramente maior e baixo custo de manutenção, mesmo que precise abrir mão de espaço no porta-malas. Já o Chevrolet Spark EUV é mais versátil e familiar: oferece porta-malas generoso, interior mais espaçoso e um pacote de tecnologia completo, ainda que a autonomia seja um pouco menor.
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