BMW já produz primeiras unidades do sucessor elétrico do Série 3
Com design inspirado em clássicos da marca alemã, novo BMW i3 tem pré-produção iniciada e será lançado no segundo semestre de 2026
A BMW anunciou o início da pré-produção do novo sedan i3, o sucessor elétrico do Série 3, em Munique (Alemanha). Isso marca o começo da fase final de preparação para o início da produção em série do novo BMW i3, previsto para o segundo semestre de 2026. Os primeiros veículos de teste próximos ao modelo de série serão utilizados para testes de validação da linha de montagem e do próprio carro.
“Com a produção agora próxima da maturidade de série, nossos processos de logística e produção estão operando em condições reais em todas as tecnologias: na nossa estamparia modernizada, na nova fábrica de carrocerias, na cabine de pintura de última geração e na nova área de montagem, bem como nas estruturas logísticas inovadoras”, afirma Peter Weber, Head da planta do BMW Group em Munique.
Novo BMW i3 será lançado no segundo semestre de 2026
O novo BMW i3 deve ser o segundo modelo da família Neue Klasse, que estreou no ano passado com o iX3. O modelo também deve conviver com o atual Série 3 por algum tempo no mercado global. Por fora, o design terá inspiração nos conceitos revelados pela BMW nos últimos anos e na família original Neue Klasse dos anos 1960, como a grade frontal duplo rim com formato mais fino e que se interliga aos faróis em LED.
A atual identidade de design retrofuturista estreou com o BMW iX3. A lateral do novo i3 contará com design minimalista, com maçanetas embutidas na carroceria. As proporções também serão diferentes do modelo atual, com a dianteira mais curta e baixa. No interior, o novo BMW i3 deve seguir a tendência dos lançamentos mais recentes da marca alemã.
Isto é, um dos destaques deve ser a nova central multimídia com tela em formato hexagonal, que reúne os recursos e comandos mais importantes do modelo. Batizada de Central Display, ela também equipa o novo iX3. Também são esperados recursos como o head-up display com realidade aumentada e suporte a funções de inteligência artificial mais complexos e materiais de acabamento de origem sustentável.
Mais eficiente, leve e rápido para recarregar
A plataforma também será nova, com uma arquitetura de 800 volts e a tecnologia BMW eDrive de sexta geração, mais eficiente na gestão de energia, no peso e nos custos de produção. Já as baterias também terão mais densidade de energia, com maior rendimento e tempo de recarga menor. O novo BMW i3 também deve ter versões com um ou dois motores elétricos, com tração integral ou em apenas um dos eixos.
Com a conclusão das novas áreas de manufatura e logística da planta de Munique, os veículos agora passam por todas as etapas de produção no próprio local. Isso significa que todos os processos logísticos, os equipamentos de fabricação e as operações já precisam funcionar perfeitamente. A realização de testes de sistema para o futuro modelo do veículo ajuda a identificar novos potenciais de otimização da produção e dos funcionários.