PUBLICIDADE

Audi R8 se despede do mercado com motor 5.2 V10 de 610 cv

Depois de 14 anos de produção e duas gerações, Audi R8 sai de linha e não terá sucessor direto; última unidade foi feita na semana passada

27 mar 2024 - 06h30
Compartilhar
Exibir comentários
Audi R8
Audi R8
Foto: Audi/Divulgação

Depois de 14 anos de história, a trajetória do Audi R8 chegou ao fim. Lançado originalmente em 2007 e com duas gerações no currículo, o superesportivo alemão deixou de ser produzido durante a última semana na fábrica de Böllinger Höfe (Alemanha). E para a tristeza dos fãs do modelo, ele não terá um sucessor, ao menos a curto ou médio prazo.

A última unidade produzida do Audi R8 é da cor Vegas Yellow e da versão Performance Quattro Edition. Essa versão conta com pacote estético em fibra de carbono e rodas de 20" com acabamento na cor bronze. De acordo com a própria Audi, esta unidade será guardada no acervo de museus da marca alemã.

Audi R8
Audi R8
Foto: Audi/Divulgação

Sob o capô, o último R8 traz o conhecido motor 5.2 V10 aspirado de 610 cv e 560 Nm – que também equipa o Lamborghini Huracán – sempre associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Já a tração é integral nas quatro rodas com o sistema Quattro. 

Com esse conjunto, o Audi R8 vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e chega aos 320 km/h de velocidade máxima. Vale lembrar que o fim da produção do Audi R8 já era um assunto ventilado há alguns anos na imprensa mundial, mas que só foi confirmado oficialmente pela marca alemã no ano passado.

Audi R8
Audi R8
Foto: Audi/Divulgação

Apesar disso, uma repentina alta de 49% nos pedidos pelo modelo em 2023 fez com que a Audi estendesse a produção do R8 por alguns meses neste ano para atender a demanda crescente. No entanto, a Audi não pretende lançar um sucessor direto para o modelo, assim como o cupê TT, que também deixou de ser produzido recentemente.

E um dos motivos disso são as regras de emissões de poluentes cada vez mais rigorosas na Europa. Com o plano de eletrificar toda sua linha de modelos nos próximos anos, a Audi pretende investir em carros mais eficientes e elétricos, o que não justificaria o investimento extra para fazer o R8.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade