AUDI E5 Sportback, elétrico de nova submarca da alemã, estreia com preço de BYD
Modelo que inaugura linha de elétricos da marca chinesa da Audi chega em setembro com proposta mais acessível no mercado chinês
Tela única com 59 polegadas sobre o painel, retrovisores virtuais por câmeras, suspensão a ar com amortecedores adaptativos, rodas traseiras que esterçam, tecnologias avançadas de condução autônoma com 12 sensores ultrassônicos, LiDAR e 11 câmeras, sem contar o acabamento em couro e Alcantara, o carregamento wireless duplo para smartphones e a motorização puramente elétrica. Tudo isso por preço de BYD King. Mas não se empolgue, salvo, se você mora na China. Afinal, todas essas credenciais pertencem ao AUDI E5 Sportback, o primeiro modelo da nova submarca da alemã Audi. A estreia aconteceu nesta semana.
Apresentado durante o Salão de Shanghai, na China, em abril, o novo modelo da AUDI (assim, mesmo, com letras maiúsculas e sem o logo das quatro argolas) tem produção em solo chinês por meio da joint-venture entre a fabricante alemã e a SAIC. A princípio, chega às concessionárias de lá no mês que vem, com preço inicial estimado em 225 mil yuans (pouco mais de R$ 170 mil), colocando-o na mesma faixa do BYD King, no Brasil, onde parte de R$ 169.990 na opção GL.
O Audi E5 Sportback foi criado a partir da nova Advanced Digitized Platform, desenvolvida pela Audi Alemanha e pela parceira SAIC. No entanto, aposta em um design independente, mais quadradão e discreto. O destaque, no entanto, vai para a dianteira, que forma um retângulo entre os faróis e o para-choque. O mesmo acontece atrás, nas lanternas. Em medidas, tem 4,88 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,48 m de altura.
Com foco em oferecer veículos elétricos acessíveis ao público local, a AUDI usa o E5 Sportback como porta de entrada em resposta à crescente competitividade no mercado chinês. Para isso, além de tecnologia, conta como aliados o preço baixo - que não ultrapassa os R$ 230 mil na configuração topo de linha Flagship Quattro - e a motorização elétrica.
Motorização
Segundo a Audi, o E5 será oferecido em quatro versões de motorização, que têm potências entre 295 cv e 776 cv (esta, com dois propulsores e 0 a 100 km/h em 3,4 segundos). A autonomia também varia, mas começa em 618 km, de acordo com o ciclo CLTC, padrão utilizado na China. São, no total, quatro versões de acabamento: Pioneer, Pioneer Plus, Pioneer Quattro e Flagship Quattro.
Cabe salientar que o modelo será vendido exclusivamente na China neste primeiro momento. Contudo, há expectativa de que a submarca se expanda para outros mercados emergentes nos próximos anos.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!