Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Argentina quer liberar importação de veículos novos e usados por particulares

Medida prevê que modelos com certificados de conformidade emitidos por organismos internacionais entrem na Argentina

19 jun 2025 - 17h00
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Desregulamentação da Argentina, Federico Sturzenegger, anunciou ontem à noite que o governo local está preparando medidas para "facilitar a importação individual de veículos novos e usados" no país vizinho. Segundo ele, nos próximos dias devem ser publicadas resoluções visando simplificar o processo.

Uma dessas medidas já foi oficializada: a Resolução 222/2025, publicada no Diário Oficial no dia 13 de junho, amplia a lista de entidades autorizadas a homologar veículos e componentes automotivos para poderem ser registrados, assegurados e usados legalmente no país. Até então, essa função era exclusiva do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI) e do Instituto Argentino de Normalização (IRAM).

Com a nova regra, são aceitos também certificados de conformidade emitidos por organismos internacionais, como os reconhecidos pela ONU (TRANS/WP.29/343), instituições acreditadas pela ILAC (Cooperação Internacional para Acreditação de Laboratórios) e laboratórios que sigam os padrões da ISO 17025.

Mudança visa facilitar o ingresso de modelos novos e usados no país

Fila de carros da Argentina esperando para entrar no Brasil em posto de fronteira
Fila de carros da Argentina esperando para entrar no Brasil em posto de fronteira
Foto: Luciana Taddeo/Estadão / Estadão

A mudança adota uma lógica prática: se um veículo ou peça já foi aprovado por uma autoridade técnica internacional, ele estará automaticamente habilitado para circular na Argentina, sem necessidade de passar por nova avaliação local. A medida reconhece padrões de qualidade, segurança e emissões equivalentes aos adotados em mercados rigorosos, como Europa, Japão, Estados Unidos e Austrália.

Esse ajuste na legislação resolve um entrave importante que, na prática, impedia a atuação de importadores particulares no segmento de veículos de energia alternativa, mesmo quando a isenção de tributos já era prevista por lei. Antes, esses indivíduos precisavam seguir processos complexos, semelhantes aos exigidos de montadoras.

A responsabilidade pela execução da medida ficará com a Secretaria de Indústria e Comércio, liderada por Esteban Marzorati. Segundo o texto oficial:

"A regulamentação técnica para veículos sobre rodas, equipamentos e peças é incorporada ao marco regulatório argentino com o objetivo de harmonizar as normas técnicas com as estabelecidas internacionalmente. Fica estabelecido que a Secretaria da Indústria e Desenvolvimento Produtivo será a autoridade competente para a aplicação e o monitoramento desta regulamentação."

Assim, a resolução entra em vigor imediatamente, a partir de sua publicação em 13 de junho, sendo considerada um avanço importante para fabricantes, importadores e autoridades do setor, ao alinhar a legislação argentina às normas técnicas globais, por exemplo.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade