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Aceleramos: Substituto do A4, novo Audi A5 empolga com motor de 272 cv

Nova geração do Audi A5 estava em pré-vendas desde maio e acaba de desembarcar nas concessionárias com versão única de acabamento e preço de quase R$ 400 mil

25 ago 2025 - 10h11
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"Ninguém é insubstituível". Você, com certeza, já deve ter ouvido essa frase. Mas há casos onde essa substituição fica bem difícil. No mundo dos carros, por exemplo, o Audi A5 foi incumbido da missão de entrar em cena no lugar do bem-sucedido A4. Para isso, o modelo de nova geração assumiu carroceria sedã e se renovou por completo.

Em pré-vendas desde maio, a nova geração do Audi A5 já está disponível nas concessionárias em versão única de acabamento, a Performance S Edition Quattro, por R$ 379.990. E o Jornal do Carro dirigiu o modelo pelo interior de São Paulo.

Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro
Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro
Foto: Audi/Divulgação / Estadão

Já de cara, dá para notar que o A5 está mais bonito. Salvo quando era um cupê de duas portas - lá no fim da década de 2000 - o A5 vinha ficando cada vez mais esquisito, com uma mistura de sedã e cupê que não deu certo. Soava algo indefinido. Agora, deixando as opiniões pessoais de lado, o A5 2026 tem desenho mais harmônico.

Se a ideia é concorrer com o Série 3, a briga promete ser boa. Alguns acham que o sedã da BMW está meio apagado, outros, que a lanterna do Audi A5 ficou exagerada demais e, por outro lado, terá sempre quem os defenda. Mas, gosto é individual e só cabe ao futuro dono decidir.

Detalhes

É fácil gostar de um Audi. A posição de dirigir é boa (dá para mexer no banco e no volante para ajustar o melhor ponto) e o motor tem bastante disposição. A combinação é perfeita para quem gosta de acelerar - e também para quem dirige sem maiores rompantes.

Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro
Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro
Foto: Audi/Divulgação / Estadão

Na comparação com o motor anterior, o EA888 evo5 tem novo sistema de coletor de ar, aumento da taxa de compressão e outras mudanças. Em síntese, continua com 2,0 litros e associado a um câmbio automatizado com sete marchas, mas gera excelentes 272 cv de potência. O quatro cilindros em linha tem torque máximo de 40,8 mkgf a breves 1.600 rpm, o que deixa o comportamento bem dinâmico ao volante. De acordo com a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos. E a velocidade máxima atinge os 210 km/h.

O carro acelera com vigor e entrega um eficiente trabalho do câmbio, que tem mudanças breves, com inteligência suficiente para aproveitar o motor turbinado. Na hora da arrancada, zero hesitação. Nas curvas, o modelo gruda no chão. Nessa hora, no entanto, a tração sob demanda pode distribuir 100% para a dianteira ou mandar até 50% para as rodas de trás. A calibração das suspensões é perfeita, como de praxe na Audi, e a direção fica mais pesada em altas rotações, o que melhora ainda mais a pegada.

Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro
Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro
Foto: Audi/Divulgação / Estadão

Por meio do uso de radares e sensores, os assistentes semiautônomos fazem quase tudo pelo motorista do Audi A5. Tem piloto automático adaptativo, detecção automática de obstáculos com frenagem de emergência, alerta de mudança involuntária de faixas, e por aí vai. Claro, só não dá para tirar as mãos do volante por muito tempo, porque o carro pede a retomada do controle. Mas isso é comum, afinal, o sistema não é totalmente autônomo.

As rodas esportivas de 20 polegadas, calçadas por pneus 245/35, sofrem um pouco nos (inúmeros) buracos das estradas do País. Mas o carro - que tem modos de condução para se tornar mais eficiente ou mais esportivo - em síntese, acelera rápido, tem excelente aerodinâmica e ótimo isolamento acústico, como é (ou deveria ser) padrão em marcas do segmento premium.

Poderia ter head up display, para não precisar desviar o olhar da estrada na hora de guiar. Mas nada que seja tão problemático. Afinal, o velocímetro que aparece no quadro de instrumentos digital tem excelente visualização, com sua definição full HD.

Por dentro do A5

Aliás, do lado de dentro, o A5 tem acabamento impecável, construção com materiais nobres e bancos confortáveis, inclusive para quem senta atrás - apesar do túnel central elevado. O carro cresceu na comparação com a geração anterior e tem 4,83 metros de comprimento. Ficou 7 centímetros mais comprido e ganhou 7 cm extras no entre-eixos, agora, com 2,89 m. No porta-malas, que tem tampa com abertura e fechamento elétricos, cabem 417 litros.

Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro
Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro
Foto: Audi/Divulgação / Estadão

Lista de série

Mas não é só no espaço que o A5 ganhou. O estilo do interior também concentrou boas novidades. Em síntese, um carro de quase R$ 400 mil merece uma boa lista de série. E o A5 tem. O teto solar é apenas panorâmico (não abre), mas inova com sistema que permite alterar a opacidade do vidro. Isso, no entanto, já existe na companheira de grupo, Porsche.

Tem, também, a nova tela no topo do painel que integra quadro de instrumentos digital e central multimídia. Respectivamente, têm 11,9 polegadas e 14,5?. Android Auto e Apple CarPlay estão no pacote. Há, ainda, bancos com revestimento de couro, soleiras iluminadas, ar-condicionado automático de três zonas e pacote de luz ambiente.

Em relação aos itens de segurança, o A5 conta com airbags por todos os lados (laterais dianteiros com sistema de airbag para cabeça e airbag central na frente), bem como os assistentes de estacionamento plus e de atenção e sonolência do motorista.

PRÓS

Motor tem ótima pegada, acabamento é excelente e o carro oferece bom conteúdo na lista de itens de série

CONTRAS

Head up display seria mais funcional e útil do que o novo teto panorâmico com mudança de aparência

Ficha Técnica

Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro

Motor: 2.0, turbo FSI, gasolina

Potência: 272 cv entre 5.000 rpm e 6.500 rpm

Torque: 40,8 mkgf entre 1.600 rpm e 4.500 rpm

Tração: integral (quattro)

Câmbio: S tronic, 7 marchas

Comprimento: 4,83 metros

Largura: 1,86 metro

Altura: 1,41 metro

Entre-eixos: 2,89 metros

Tanque: 56 litros

Porta-malas: 417 litros

Aceleração 0 a 100 km/h: 5,9 segundos

Velocidade máxima: 210 km/h

Preço: R$ 379.990

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Estadão
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