PUBLICIDADE

16 carros que devem chegar ao mercado brasileiro em 2024

Com 6 meses pela frente, o mercado automotivo brasileiro ainda terá muitas novidades em 2024; confira algumas delas em diferentes segmentos

22 mai 2024 - 07h00
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo BYD Shark
Novo BYD Shark
Foto: BYD/Divulgação

Com quase metade do ano ainda pela frente, muitos carros já foram lançados no Brasil em 2024. No entanto, a maioria das montadoras prepara dezenas de novidades para o segundo semestre deste ano, em diferentes categorias. Seja em picapes, sedãs, hatches, SUVs ou elétricos, o mercado automotivo ainda terá muitos lançamentos em 2024. Confira 16 deles. 

BMW X2 M35i xDrive
BMW X2 M35i xDrive
Foto: BMW / Guia do Carro

BMW X2 e iX2

Já confirmado pela marca alemã como uma das novidades para o país em 2024, a segunda geração do BMW X2 chegará em versões a combustão e elétricas (iX2). Ambas são produzidas em Regensburg (Alemanha). O novo BMW X2 tem porte maior do que o modelo anterior, e traz visual que segue a atual identidade visual da marca alemã. 

Por dentro, o novo X2 traz um painel digital de 10,25" e a multimídia de 10,7". Visualmente, as únicas diferenças entre os novos BMW X2 e iX2 são alguns detalhes de acabamento, a grade frontal e a saída de escapamento no X2. Sob o capô, o X2 tem opções 1.5 ou 2.0 turbo de até 317 cv. Já o iX2 conta com dois motores elétricos, oferecendo 313 cv e até 449 km de alcance (WLTP). O lançamento deve ocorrer ainda no terceiro trimestre do ano.

BYD King
BYD King
Foto: BYD/Divulgação

BYD King

Vendido na China como Destroyer 05, o BYD King pode trazer sob o capô o mesmo conjunto híbrido do Song Pro, com 197 cv. No ciclo de testes chinês, esta versão promete até 120 km de autonomia elétrica, além de um alcance total de 1.200 km e média de consumo na casa de 22 km/l. O sedã deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2024.

O visual é um dos destaques do novo BYD King. Na dianteira, o destaque fica para os finos faróis de led. A carroceria conta com linha de cintura alta, enquanto as lanternas de LED horizontais são interligadas. O porte dele é um pouco maior do que o Toyota Corolla, que deve ser o seu principal concorrente no Brasil. Os preços devem ser em torno de R$ 200 mil.

Novo BYD Shark
Novo BYD Shark
Foto: BYD/Divulgação

BYD Shark

Revelada na última semana no México, a picape BYD Shark deve chegar ao Brasil entre agosto e setembro deste ano. Com porte maior do que a Hilux e visual inspirado no Ford F-150, o BYD Shark traz um conjunto híbrido plug-in de 430 cv e promete um alcance total de até 840 km. 

A picape vai 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, e tem 100 km de autonomia elétrica. A tração é integral nas quatro rodas com acionamento inteligente. Já o interior tem acabamento refinado, com painel digital de 10,25" e uma central multimídia giratória de 12,8". O BYD Shark deve chegar ao Brasil em duas versões, com preços na casa dos R$ 300 mil.

Novo BYD Song Pro
Novo BYD Song Pro
Foto: BYD/Divulgação

BYD Song Pro

O novo BYD Song Pro teve o lançamento confirmado para o Brasil na última semana, durante a apresentação global da picape Shark. Inicialmente, o novo modelo deve chegar ao Brasil em duas versões a partir de julho. Ambas serão equipadas com um conjunto híbrido plug-in formado por um motor 1.5 a gasolina e um propulsor elétrico, que oferecem 197 cv de potência combinada e 71 km de alcance elétrico. 

Apesar do nome em comum, o novo BYD Song Pro tem visual diferente da versão Plus.  Por fora, a dianteira traz um para-choque redesenhado, novos faróis de LED e uma grade prateada renovada. Na traseira, o para-choque também ganhou novas linhas. No interior, a central multimídia giratória tem 15,6". A expectativa é que o novo SUV chegue ao Brasil por preços entre R$ 200 mil e R$ 230 mil.

Citroën Basalt Vision
Citroën Basalt Vision
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Citroën Basalt

Um dos lançamentos mais aguardados de 2024, o novo Citroën Basalt será lançado ainda este ano no Brasil. Ele será o terceiro lançamento do projeto C-Cubed, que deu origem aos atuais C3 e C3 Aircross. Assim como a dupla, ele será produzido em Porto Real (RJ). Por fora, o Basalt terá itens em comum com o C3 hatch e C3 Aircross, principalmente na dianteira. 

Na parte de trás, as lanternas de LED invadem a tampa do porta-malas, e a carroceria tem caimento estilo cupê. Por dentro, o novo Citroën Basalt deve contar com detalhes mais refinados no acabamento e equipamentos exclusivos. Sob o capô, todas as versões devem contar com o 1.0 turbo flex de 130 cv do Fiat Pulse, sempre com câmbio CVT.

Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5
Foto: Hyundai/Divulgação

Hyundai Ioniq 5

Com a retomada dos direitos de importação de seus carros, a Hyundai deve trazer o novo hatch elétrico Ioniq 5 ao Brasil até o segundo semestre deste ano. Lançado globalmente em 2021, ele mescla elementos de SUV e hatch, mas conta com um amplo espaço interno, graças ao entre-eixos de 3 metros.

Produzido na Coreia do Sul em versões de até 650 cv (o esportivo Ioniq 5 N) e até 500 km de alcance, o Hyundai Ioniq 5 deve chegar ao Brasil em configuração única, com 305 cv de potência. Além disso, o elétrico também oferece tecnologias de conectividade avançada e sistemas de assistência semiautônoma ao motorista. O preço deve ficar acima dos R$ 300 mil.

Novo Hyundai Palisade
Novo Hyundai Palisade
Foto: Hyundai/Divulgação

Hyundai Palisade

O Hyundai Palisade é o maior SUV da marca no mundo e conta com 8 lugares. Ele também deve ser lançado no Brasil no segundo semestre deste ano, e deve chegar em sua configuração mais potente. Nos EUA, o SUV conta com um motor 3.8 V6 a gasolina de 295 cv. Um dos destaques do modelo é o design robusto e o acabamento bastante refinado por dentro.

Já o sistema de tração é integral nas quatro rodas, enquanto o câmbio é um automático de 8 marchas. Dentre os itens do modelo, a Hyundai destaca as funções Ergo Motion Seat, que massageia e ajusta a postura do condutor, e o Remote Smart Parking Drive, com o qual é possível manobrar o carro em espaços apertados estando fora do veículo. O preço deve ficar na casa dos R$ 350 mil.

JAC e-JS3
JAC e-JS3
Foto: JAC/Divulgação

JAC e-JS3

Vendido na China como Yiwei 3, o JAC e-JS3 foi flagrado em testes no país e deve chegar ao país com preços na faixa dos R$ 150 mil para brigar com BYD Dolphin e GWM Ora 03. Visualmente, ele traz linhas arredondadas e elementos que lembram o Mini Cooper e o próprio GWM Ora 03. 

Por dentro, o destaque fica para a grande central multimídia com tela giratória de 15,6" e sistema operacional desenvolvido em parceria com a Huawei. Em relação à motorização, o JAC e-JS3 tem duas configurações na China – ambas elétricas. Uma delas oferece 95 cv e 405 km de alcance no ciclo chinês. A outra conta com 136 cv e 505 km, respectivamente. 

JAC Hunter
JAC Hunter
Foto: JAC/Divulgação

JAC Hunter

A JAC Motors pretende lançar a nova Hunter nos próximos meses no mercado brasileiro. Flagrada inúmeras vezes em testes e já homologada para o país, a picape da JAC apareceu pela primeira vez no ranking de emplacamentos da Fenabrave em março. Na China, o JAC Hunter oferece versões 2.0 e 2.4 turbodiesel na China. 

Ainda não se sabe qual versão será vendida no Brasil, mas é mais provável que a picape chegue ao mercado com o 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 410 Nm de torque. Já o câmbio deve ser um automático de 8 marchas da marca alemã ZF, sempre com tração 4x4. Posteriormente, o JAC Hunter pode ainda ganhar uma inédita versão elétrica.

Novo Mini Cooper SE elétrico
Novo Mini Cooper SE elétrico
Foto: BMW Group / Guia do Carro

Mini Cooper elétrico

Revelada globalmente em 2023, a nova geração do Mini Cooper chegará ao Brasil até o fim deste ano. Produzido na China, o modelo utiliza uma plataforma desenvolvida em parceria com a GWM. O design retrô ganhou linhas mais minimalistas, mas manteve a essência do Mini original. 

Já o interior ficou mais tecnológico, com destaque para a central multimídia de formato redondo na parte central do painel, que agora ganhou tela em estilo flutuante. Na Europa, o novo Mini Cooper elétrico oferece versões de 184 cv e 218 cv de potência. Já o alcance chega a 305 km no ciclo WLTP europeu. Também são esperadas novas versões a combustão da nova geração do Mini Cooper no Brasil.

Mini Countryman John Cooper Works 2.0 All4
Mini Countryman John Cooper Works 2.0 All4
Foto: Mini / Guia do Carro

Mini Countryman

Irmão maior do Mini Cooper, o Countryman também ganhou uma nova geração no ano passado na Europa. Ele também deve chegar ao Brasil até o fim do ano, e utiliza a mesma plataforma do novo BMW X2. O visual, no entanto, ficou mais "quadradão", com linhas mais robustas. Ele será vendido em versões híbridas e elétricas no Brasil.

Já flagrado em testes no Brasil, o novo Mini Coutryman tem versões elétricas de 204 cv ou 313 cv na Europa. Já a tração pode ser dianteira ou integral, e o alcance chega a 462 km no ciclo europeu. O novo Mini Countryman JCW All4 a combustão tem tração integral e utiliza o motor 2.0 turbo de 313 cv, e chega aos 250 km/h de velocidade máxima. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com 7 marchas.

Omoda 5 chegará ao Brasil ainda em 2024
Omoda 5 chegará ao Brasil ainda em 2024
Foto: O&J/Divulgação

Omoda 5

Lançado na China em 2021, o Omoda 5 é chamado no exterior de C5 (versões a combustão) ou E5 (elétricas). Com porte médio, o Omoda 5 inaugura a linguagem de design "Art in Motion" da Chery. Dentre os itens de série, ele traz painel digital de 10,25" e central multimídia do mesmo tamanho, rodas de 18", luzes de LED dinâmicas, 6 airbags, ar digital dual zone, entre outros.

Inicialmente, o modelo será oferecido apenas na versão elétrica, que oferece 224 cv e 350 Nm de torque na China. O alcance é de cerca de 450 km no ciclo WLTP. Posteriormente, o SUV terá no Brasil outras duas versões com motor micro-híbrido 1.5 turbo de 160 cv. Na Europa e na Austrália, o modelo foi classificado com 5 estrelas nos testes de segurança.

Peugeot 208 reestilizado
Peugeot 208 reestilizado
Foto: Peugeot / Guia do Carro

Peugeot 208

O Peugeot 208 vai receber em breve a reestilização que estreou na Europa no ano passado. Dentre as novidades, o modelo ganhou novos faróis de LED, grade frontal com efeito 3D e luzes diurnas triplas, além do novo logotipo da Peugeot. Já na traseira, as lanternas ganharam novos elementos internos.

Ele deve ser lançado no Brasil pouco depois do SUV 2008. No interior, o acabamento terá novas padronagens de revestimento nos bancos e volante. Sob o capô, o 208 deve perder o motor 1.6 flex de 120 cv, contando apenas com o 1.0 de 75 cv nas opções de entrada e o 1.0 turbo flex de 130 cv nas versões intermediárias e na nova topo de linha, que deve se chamar GT.

Nova geração do Peugeot 2008
Nova geração do Peugeot 2008
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Peugeot 2008

A segunda geração do Peugeot 2008 já é produzida desde abril na Argentina. Ele deve ser o próximo lançamento da marca francesa, e deve chegar ao mercado até o meio deste ano. O novo Peugeot 2008 chegará ao país já com a reestilização que estreou em 2023 na Europa, nas versões Active, Allure e GT.

Sob o capô, todas as versões do 2008 devem trazer o 1.0 turbo de 130 cv já utilizado pelo 208 e Fiat Pulse. O câmbio será o automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas. Por dentro, o Peugeot 2008 a combustão terá simplificações no acabamento, como o painel em plástico rígido – na Europa, a peça é emborrachada. Por falar no continente europeu, a versão elétrica e-2008 continuará vindo importada de lá.

Flagra da nova VW Amarok reestilizada na Argentina
Flagra da nova VW Amarok reestilizada na Argentina
Foto: Auto Test/Reprodução

Volkswagen Amarok

A nova Amarok será um dos lançamentos que a Volkswagen prepara para o mercado brasileiro em 2024, e terá mudanças por dentro e por fora, mantendo a plataforma original de 2010. Ela terá a dianteira reformulada, com receita semelhante à adotada com a Saveiro, com novos faróis de LED e de formato irregular. O lançamento está previsto para julho.

Completando as novidades, o para-choque dianteiro também será novo, com entradas de ar maiores. Já na parte de trás, as lanternas devem ter novos elementos internos. A lista de equipamentos também deve ficar mais recheada, ganhando novos itens de segurança e de tecnologia, como painel digital, multimídia VW Play, airbags extras, ACC, frenagem automática e mais. O atual motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv deve ser mantido.

Volkswagen Taigo (Nivus GTS)
Volkswagen Taigo (Nivus GTS)
Foto: VW / Divulgação

Volkswagen Nivus GTS

Lançado em 2020, o Volkswagen Nivus finalmente ganhará uma versão esportiva GTS. Seguindo a receita do Polo, o visual deve ganhar elementos do Taigo europeu, incluindo novos para-choques, rodas de 18", lanternas de LED interligadas e os faróis IQ.Light. Por dentro, o acabamento terá detalhes esportivos, sobretudo os bancos, volante e painel.

Sob o capô, o futuro VW Nivus GTS terá o motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas. Além disso, ainda há rumores de que o SUV cupê também deve ganhar uma nova versão de entrada Sense, com motor 1.0 170 TSI do Polo, que oferece 116 cv. Já o atual 1.0 turbo de 128 cv deve ser mantido nas versões Comfortline e Highline.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade