Americanos estão tentando vender os Toyotas e Hondas japoneses que nunca quiseram de verdade
Para aliviar as tensões comerciais internacionais, americanos e japoneses poderiam concordar de uma forma estranha: permitir a exportação de picapes grandes dos Estados Unidos para o Japão
Ao adotar uma postura mais dura com o mundo inteiro e impor tarifas a todos, Donald Trump conseguiu ao menos um golpe: reequilibrar o debate e exigir que outras regiões do mundo flexibilizem suas regulamentações para que carros americanos típicos possam finalmente ser vendidos além das fronteiras do Tio Sam. Há anos, Donald Trump reclama que europeus e japoneses estão fazendo de tudo para evitar comprar carros americanos.
Apesar disso, os americanos podem muito bem ter encontrado um ponto em comum com os japoneses. Para reduzir as tensões comerciais, os Estados Unidos não aumentarão as taxas alfandegárias de certos produtos japoneses mais do que o necessário e, em troca, os americanos poderiam muito bem vender picapes "grandes" para o Japão. E não são quaisquer modelos.
A notícia vem do próprio chefe da Toyota, Akio Toyoda, que assinou um acordo em princípio para tentar importar Toyotas "made in USA" para o Japão. Há uma troca de boas práticas entre os dois países, mas não há indícios de que a receita vá pegar.
Toyota e Honda grandes demais para os japoneses?
No ano passado, os kei cars, os famosos minicarros com motores pequenos, representaram sozinhos 38% das vendas de carros novos no Japão. Uma combinação ligeiramente inferior à dos anos anteriores, mas ainda confortável e, acima de tudo, simbólico: os japoneses gostam desses carros pequenos, práticos e econômicos, em um país que os favorece financeiramente.
No outro extremo da escala, os japoneses poderiam, portanto, ter ...
Matérias relacionadas