Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Algo atingiu um Boeing 737, ferindo o piloto; o incidente verdadeiramente inédito ocorreu a 11.000 metros de altitude

O mistério do voo 1093 da United Airlines: o que atingiu um Boeing 737 em velocidade de cruzeiro, ferindo o piloto? Embora o capitão acreditasse que se tratava de um pedaço de lixo espacial, poderia ter sido granizo ou um balão meteorológico.

21 out 2025 - 15h18
(atualizado em 21/10/2025 às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Um para-brisa estilhaçado, um piloto com um corte no braço e o voo 1093 da United Airlines desviado para um pouso de emergência. O avião, a caminho de Denver para Los Angeles, tornou-se o mistério da aviação do momento depois que algo aparentemente atingiu a cabine a 11.000 metros de altitude.

O que sabemos

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) está investigando um incidente envolvendo um Boeing 737 MAX 8 que sobrevoava Moab, Utah, na quinta-feira. O avião voava a uma altitude de 36.000 pés quando supostamente colidiu com a cabine.

Fotos do incidente mostram o para-brisa lateral do capitão completamente estilhaçado, o console central do avião coberto de cacos de vidro e o braço do piloto coberto de pequenos cortes e escoriações. De acordo com relatos iniciais, o capitão "pensou que havia sido atingido por um pedaço metálico de detritos espaciais". Um pouso de emergência em Salt Lake City revelou um impacto de "8,9 cm" no painel externo do para-brisa, mas a cabine não despressurizou.

Detritos espaciais?

O para-brisa do avião foi enviado aos laboratórios do NTSB para análise, mas os investigadores não estão trabalhando na hipótese de que tenha sido um impacto de detritos espaciais, mas sim parte de um objeto mais comum que também voa mais alto que aviões: um balão meteorológico.

Embora os detritos espaciais sejam um problema crescente, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) considera o risco de um pedaço de um satélite...

Veja mais

Matérias relacionadas

Especialistas afirmam: a Notre-Dame não soa mais a mesma igual a antes do incrível fogo que a consumiu em 2019

Museu na Alemanha está sendo surpreendido por multidões de fãs da Taylor Swift que vão com um único propósito: ver uma pintura do início do século 20

Golpistas estão de olho na comunicação entre RH e funcionários com phishing na área crescendo 120% em 2025, dizem especialistas

Uma teoria da conspiração diz que todos os instrumentos do mundo estão desafinados; e, claro, isso inclui os nazistas

O teatro mais antigo do mundo acaba de ser fechado, mas há boas notícias para entusiastas de história

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade