Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alemanha acredita ter vencido ao continuar vendendo carros com motor a combustão; a realidade é que deixou a porta escancarada para a China

A Alemanha acha que venceu porque poderá continuar vendendo carros a gasolina, mas ainda não consegue fabricar carros elétricos que sejam acessíveis aos consumidores e lucrativos para a empresa

14 dez 2025 - 07h12
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A indústria automobilística europeia encontra-se numa encruzilhada que parece não conseguir resolver. Quando a China começou a produzir carros elétricos em massa e a exportá-los para a Europa, os fabricantes tradicionais perceberam que estavam em grande desvantagem.

E como não conseguiam igualar a capacidade de produção do país asiático, nem tornar os carros elétricos rentáveis, decidiram pressionar a UE para que abandonasse o seu plano de proibir os motores de combustão interna em 2035. O resultado: a Europa continuará vendendo carros a gasolina e a gasóleo, enquanto a China domina o mercado dos veículos elétricos. Fora que a China também está "empurrando" para o ocidente carros a gasolina que não vendem lá.

Independentemente do que a Europa faça, a China fica com a maior parte

Um dos exemplos mais marcantes desta situação é a Alemanha, um país que tradicionalmente atua como lobista na União Europeia para defender a sua indústria automobilística. Os grupos de lobby automobilístico alemães sempre participaram na tomada de decisões em Bruxelas — o berço do lobbying — e, recentemente, o país conseguiu reverter um plano que estava em desenvolvimento há anos. Ou pelo menos, que fosse suspenso.

Assim, Bruxelas cedeu à Alemanha — e a outros países, como a Itália — e concordou em reduzir as metas de emissões e renunciar à proibição de motores a combustão a partir de 2035. A Alemanha acredita ter vencido, pois poderá continuar vendendo carros a gasolina, mas ela — na verdade, todas as ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Existe um sistema extenso em funcionamento para evitar que fiquemos isolados ao longo dos 48 km de túneis subterrâneos sob a M-30; está na hora de modernizá-lo

A mais recente ideia maluca da Yamaha: um sistema de escape com um motor que te faz inclinar a moto ainda mais; e pode chegar na próxima MT

Nem BYD, nem Tesla: novo carro chinês custa menos de R$ 50 mil e promete ser o pesadelo das montadoras tradicionais

Em sua busca pelo trem supersônico, a China está testando um trem de levitação magnética que supostamente atingirá 4.000 km/h - o problema é a manutenção

Se perguntarmos ao CEO da BYD por que a companhia está perdendo força no exterior, sua resposta será extremamente simples

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade