Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Volkswagen percebeu o truque chinês para que os elétricos façam sucesso: ter um motor a gasolina

O carro elétrico com extensor de autonomia é, na prática, um carro híbrido

1 abr 2025 - 20h14
(atualizado em 1/5/2025 às 10h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

"Na Europa, eliminaremos os veículos com motor a combustão interna entre 2033 e 2035", dizia em 2021 o então diretor de vendas e marketing da Volkswagen, Klaus Zellmer. E essa era, até pouco tempo atrás, a estratégia da Volkswagen, tanto como marca quanto como grupo: abandonar os motores a gasolina e diesel.

No entanto, em sua participação no Salão do Automóvel de Xangai de 2025, Martin Sander, membro do conselho de vendas e marketing da Volkswagen, declarou à Auto Express que o motor de combustão interna vai sobreviver para além de 2030 nos carros elétricos com autonomia estendida do Grupo Volkswagen.

Elétricos com extensor de autonomia para reduzir a média de emissões de CO₂

Segundo o executivo alemão, a Volkswagen está investindo em sistemas híbridos de autonomia estendida, pois vê isso como uma "escada" rumo aos carros elétricos. "Acredito que, durante muito tempo, veremos motores de combustão em nossos veículos com uma finalidade diferente", afirmou. "Acreditamos que haverá espaço na Europa para um extensor de autonomia no caminho rumo a um [veículo] elétrico a bateria".

"Aqui na China, vamos ter extensores de autonomia com, possivelmente, 250 a 300 km de autonomia elétrica, e o motor a combustão a bordo funciona basicamente como um gerador para carregar a bateria", explicou Martin Sander. A Volkswagen poderia assim ressuscitar um conceito antigo, abandonado na Europa — o do elétrico com extensor de autonomia — para vender carros de baixas emissões superando o medo ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Pesquisadores desmontaram as baterias da Tesla e da BYD para saber qual delas tem melhor desempenho

Elon Musk revelou plano após as explosões da Starship: V3 antes do previsto, mas com metade da capacidade

A gente esteve no Salão do Automóvel de Xangai e agora só temos uma pergunta: quantas telas são telas demais?

Os cartéis têm um veículo que parece saído de Mad Max: é o "narcotanque" e virou um pesadelo no México

O precedente mais próximo do grande apagão da Espanha foi vivido pela Itália em 2003; e também começou na rede interconectada

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade