A Austrália já está testando um trem elétrico de alcance infinito: ele pode gerar tanta potência nas descidas que economizará milhões de litros de diesel.
Trem Infinito: O nome combina perfeitamente com este conceito inovador de trem de carga para mineração. É totalmente elétrico, mas não precisa de linhas aéreas nem carregadores: recarrega suas baterias enquanto transporta toneladas de ferro, gerando energia suficiente para retornar vazio para buscar mais minério.
Para isso, utiliza a frenagem regenerativa, embora esse conceito seja impossível sem um aliado fundamental: a gravidade. Este trem infinito está em desenvolvimento desde 2022 e já iniciou os testes de validação em ambiente real.
Baterias que se recarregam em declive
A Fortescue, uma das principais mineradoras da Austrália, é a desenvolvedora deste Trem Infinito. Especificamente, sua divisão de tecnologia, a Fortescue Zero, em colaboração com a Williams Advanced Engineering, empresa que adquiriu esta empresa em 2022 e que desenvolveu suas baterias.
Esta empresa possui uma frota de 16 trens e mais de 50 locomotivas a diesel, mas seu objetivo é substituí-los gradualmente pelo Trem Infinity e se tornar totalmente neutra em carbono. A meta é integrar totalmente sua frota até 2030.
A chave: 1.000 km com uma inclinação acentuada
Este trem sem fim é adequado apenas para uma rota com características muito específicas: 1.100 km entre as minas de Pilbara e o porto de Perth. Esta rota tem uma inclinação de 600 m. O que a locomotiva elétrica faz é aproveitar essa descida: ao acionar continuamente os freios ao longo do percurso, e carregada com até 34.000 toneladas de ...
Matérias relacionadas
Um V6 potente, visual de Ferrari F40, tudo isso a preço de Dacia
Tiktoker compra van usada e descobre que ela tem um rastreador escondido