Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Austrália já está testando um trem elétrico de alcance infinito: ele pode gerar tanta potência nas descidas que economizará milhões de litros de diesel.

30 jun 2025 - 15h10
(atualizado em 30/6/2025 às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Trem Infinito: O nome combina perfeitamente com este conceito inovador de trem de carga para mineração. É totalmente elétrico, mas não precisa de linhas aéreas nem carregadores: recarrega suas baterias enquanto transporta toneladas de ferro, gerando energia suficiente para retornar vazio para buscar mais minério.

Para isso, utiliza a frenagem regenerativa, embora esse conceito seja impossível sem um aliado fundamental: a gravidade. Este trem infinito está em desenvolvimento desde 2022 e já iniciou os testes de validação em ambiente real.

Baterias que se recarregam em declive

A Fortescue, uma das principais mineradoras da Austrália, é a desenvolvedora deste Trem Infinito. Especificamente, sua divisão de tecnologia, a Fortescue Zero, em colaboração com a Williams Advanced Engineering, empresa que adquiriu esta empresa em 2022 e que desenvolveu suas baterias.

Esta empresa possui uma frota de 16 trens e mais de 50 locomotivas a diesel, mas seu objetivo é substituí-los gradualmente pelo Trem Infinity e se tornar totalmente neutra em carbono. A meta é integrar totalmente sua frota até 2030.

A chave: 1.000 km com uma inclinação acentuada

Este trem sem fim é adequado apenas para uma rota com características muito específicas: 1.100 km entre as minas de Pilbara e o porto de Perth. Esta rota tem uma inclinação de 600 m. O que a locomotiva elétrica faz é aproveitar essa descida: ao acionar continuamente os freios ao longo do percurso, e carregada com até 34.000 toneladas de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

"Não tentem invadir nossos sistemas". Renault e outras quatro montadoras rompem com a Apple e não vão trazer o CarPlay Ultra

Parece bom demais para ser verdade: a China está vendendo tantos carros que há motivos para suspeitar que esteja trapaceando

Os robotáxis da Tesla foram programados para dirigir como um humano: ao ver a polícia, freiam bruscamente

Um V6 potente, visual de Ferrari F40, tudo isso a preço de Dacia

Tiktoker compra van usada e descobre que ela tem um rastreador escondido

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade