PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Carreiras nos games atraem jovens brasileiros, revela pesquisa

Pesquisa Game Brasil ouviu 13.360 pessoas; maioria vê boas oportunidades de trabalho no setor de jogos digitais

30 abr 2024 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários
Muitos brasileiros estão de olho nas possibilidades de carreira envolvendo games
Muitos brasileiros estão de olho nas possibilidades de carreira envolvendo games
Foto: The Horizons Tracker / Reprodução

A indústria de games - e as áreas relacionadas, como streaming e esporte eletrônico - é vista pela maioria dos brasileiros como um setor com boas oportunidades de trabalho, despertando o interesse dos jovens que encaram cada vez mais os jogos não só como passatempo, mas também como uma carreira viável.

Segundo a Pesquisa Game Brasil 2024, o interesse do público continua grande, mesmo com as baixas que a indústria vem sofrendo desde o arrefecimento da pandemia de Covid-19. Durante os anos da pandemia, o setor de games teve um 'boom' de crescimento e agora passa por um resfriamento, com muitas vagas sendo cortadas em todo o mundo.

Isso não diminuiu o interesse dos brasileiros, aponta a PGB. O estudo ouviu 13.350 pessoas no país e dos entrevistados, 52,3% acreditam que o setor de jogos oferece boas oportunidades. 21,8% são indiferentes ao mercado e 16,2% não acreditam que existam boas oportunidades de trabalho neste espaço.

As possibilidades de carreira que se destacam entre os que sonham em trabalhar com games no Brasil estão as áreas de Publicidade e Marketing (63,4%), Arte (60,7%) e Produção e Gestão (60,4%). Além destes segmentos, outros são citados por mais de 50% dos interessados na área:

  • Sound design - 60,3%
  • Efeitos visuais - 60%
  • Level design - 59,7%
  • Design aplicado para experiência do usuário - 58,2%
  • Narrativas - 57,6%
  • Programação - 59,8%

Além do interesse no setor, os esportes eletrônicos aparecem no radar dos interessados em trabalhar com jogos. As áreas de destaque incluem Tecnologia (62,9%), Marketing (61,4%) e é claro, a carreira de pro player: 60,3% dos interessados gostariam de atuar como jogadores profissionais.

Outras áreas citadas pelos interessados em trabalhar com esports foram:

  • Streaming - 59,9%
  • Eventos - 58,8%
  • Jornalismo - 59,6%
  • Coach - 58,2%
  • Psicologia - 56,7%

"Estes dados nos ajudam a entender o impacto que a cultura gamer tem no Brasil e como o público tem visto cada vez mais como este pode ser um caminho para seguir na carreira", apontou Carlos Silva, sócio da Go Gamer. "O jovem hoje já enxerga isso não como uma possibilidade, mas como uma realidade. A tendência é de crescer ainda mais".

A Pesquisa Game Brasil 2024 é o censo mais atual sobre o perfil dos gamers brasileiros e seus hábitos de consumo. O estudo abrange 13.360 pessoas nos 26 estados brasileiros e DF, com levantamentos feitos entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano. Para acessar a pesquisa completa clique aqui.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade