PUBLICIDADE

IA é usada por 62% dos estúdios, aponta pesquisa

Mais empresas estão adotando ferramentas de IA para poupar tempo e custos

18 mar 2024 - 13h52
(atualizado às 13h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Inteligência artificial veio para ficar, com mais da metade dos estúdios usando-a para ajudar no desenvolvimento dos jogos
Inteligência artificial veio para ficar, com mais da metade dos estúdios usando-a para ajudar no desenvolvimento dos jogos
Foto: Reprodução / Alamy

Uma pesquisa encomendada pelos criadores do motor gráfico Unity e conduzida com mais de 300 entrevistados pela empresa de pesquisa de mercado CIST, revela que 62% dos estúdios estão utilizando IA em algum momento durante o desenvolvimento dos jogos.

De acordo com os dados divulgados pela Unity em seu relatório anual sobre o mercado, o tempo médio gasto para lançar jogos aumentou de 218 dias em 2022 para 304 dias em 2023.

Por causa disso, muitos estúdios adotaram ferramentas de IA para incrementar o processo de desenvolvimento, visando deixá-lo mais rápido e menos dispendioso. O principal uso da IA (via Eurogamer) é para melhorar as animações de personagens, seguido por agilizar a programação necessária para o jogo. Depois deles, os usos mais frequentes são para gerar artes e níveis, roteiro e design narrativo, e a realização de testes de jogo automatizados.

Ainda segundo a pesquisa (via VGC), 71% dos estúdios entrevistados que disseram usar a IA registraram melhorias em suas operações. Outros dados mostram que 38% dos estúdios se mostraram relutantes em começar a usar a IA, 43% afirmaram ter interesse em usar, mas não estão com tempo hábil para isso, e 24% consideraram não ter as habilidades técnicas necessárias para usar essa tecnologia.

Lançado em dezembro, o jogo de tiro online The Finals foi criticado por alguns jogadores por fazer uso da IA na dublagem, com o Embark Studios, responsável pelo jogo, tendo declarado posteriormente que não tem como objetivo fazer jogos sem usar atores reais.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade