Vince Zampella, chefe de Battlefield e cocriador de Call of Duty, morre em acidente de carro
Veterano que trabalhou em algumas das principais franquias de FPS morre aos 55 anos, após um acidente de carro na Califórnia
Vince Zampella, cofundador e ex-chefe da Infinity Ward, que também era o cofundador e chefe da Respawn Entertainment e chefe da Ripple Effect Studios, morreu no último domingo (21) em um acidente de carro na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele tinha 55 anos.
Segundo informado pela NBC Los Angeles (via VGC), o acidente com um único veículo foi relatado por volta das 12h45 (horário local). O carro saiu da pista, bateu em uma barreira de concreto e um passageiro foi arremessado para fora, de acordo com as autoridades da Califórnia. O motorista ficou preso dentro do carro e morreu no local, enquanto que o passageiro faleceu no hospital.
No momento da publicação desta notícia, não havia sido confirmado se Zampella era o motorista ou o passageiro, assim como ainda não sabemos a identidade da outra pessoa que estava no carro.
Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a NBC informou que uma testemunha forneceu às autoridades que investigam o incidente um vídeo da colisão, que envolveu uma Ferrari 296 GTS modelo 2026.
Zampella ficou conhecido na indústria de games após trabalhar em Medal of Honor, sendo um dos designers do fantástico Medal of Honor: Allied Assault. Posteriormente ele foi um dos cofundadores da Infinity Ward, resultando na criação da franquia Call of Duty, com ele sendo um dos responsáveis pelo primeiro jogo da aclamada série e trabalhando também em Call of Duty 2 e Modern Warfare 1 e 2.
Depois disso, ele ajudou a fundar a Respawn Entertainment, que lançou jogos como Titanfall, Titanfall 2 e Star Wars Jedi: Fallen Order.
Mais recentemente, Zampella supervisionou o desenvolvimento de Battlefield 6, que vendeu mais de 7 milhões de cópias em três dias.
Atualização:
A Electronic Arts forneceu a seguinte declaração a respeito da morte de Vince Zampella:
"Esta é uma perda inimaginável, e nossos corações estão com a família de Vince, seus entes queridos e todos aqueles que foram tocados por seu trabalho", disse a EA (via Insider Gaming). "A influência de Vince na indústria de videogames foi profunda e abrangente. Amigo, colega, líder e criador visionário, seu trabalho ajudou a moldar o entretenimento interativo moderno e inspirou milhões de jogadores e desenvolvedores em todo o mundo. Seu legado continuará a moldar a forma como os jogos são feitos e como os jogadores se conectam por gerações."