PUBLICIDADE

Relembre Advent Children, o filme de Final Fantasy VII

Longa-metragem de 2005 dá continuidade direta aos eventos do jogo

16 jan 2024 - 15h21
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Relembre Advent Children, o filme animado de Final Fantasy VII.
Relembre Advent Children, o filme animado de Final Fantasy VII.
Foto: Reprodução/Square Enix

Após o sucesso de Final Fantasy VII no final da década de 1990, que acabou se tornando um dos mais importantes e populares da franquia, a Square Enix tomou a decisão de lançar uma sequência direta da obra. Mas não em forma de jogo.

O longa-metragem, produzido em computação gráfica, Final Fantasy VII: Advent Children estreou nos cinemas japoneses em 2005 – e irá retornar temporariamente às telonas do país do sol nascente em 19 de janeiro, para promover o lançamento de Final Fantasy VII Rebirth, segunda parte do remake que reconta os acontecimentos do jogo original.

Mas você conhece os detalhes e curiosidades de Advent Children e sabe como o filme está conectado aos eventos de Final Fantasy VII?

A produção de Advent Children

Advent Children começou como um curta-metragem produzido pela Visual Works, uma empresa usada pela Square Enix para desenvolver cenas em computação gráfica para seus jogos. Kazushige Nojima, que escreveu o roteiro de Final Fantasy VII, foi contratado para escrever um roteiro de apenas 20 minutos, que teria Cloud e Tifa como protagonistas.

A animação seria desenvolvida como parte da Compilação de Final Fantasy VII, um conjunto de diferentes conteúdos de mídia destinados a expandir o mundo do jogo naquela época. Tetsuya Nomura, que trabalhou como designer de personagens em Final Fantasy VII, foi escolhido para ser o diretor do projeto, que também contava com o nome de Yoshinori Kitase, diretor do jogo, como produtor.

Cloud e Sephiroth travam uma batalha épica em Advent Children.
Cloud e Sephiroth travam uma batalha épica em Advent Children.
Foto: Reprodução/Square Enix

Percebendo que havia um grande interesse dos fãs por um longa-metragem, uma das primeiras mudanças de Nomura foi na duração do projeto, que passou de 20 para 100 minutos. 

Segundo o diretor, uma das maiores dificuldades enfrentadas na produção do filme foi redesenhar os personagens do jogo para terem uma aparência mais realista. Apenas Sephiroth levou cerca de dois anos para ficar pronto.

As cenas de batalhas também foram difíceis de serem projetadas. Em especial a batalha em grupo contra Bahamut, um dos pontos altos do filme, devido ao tamanho da área e à quantidade de objetos que foram adicionados para tornar a cena realista e fluida.

A captura de movimentos com atores foi utilizada em muitas cenas de batalhas, no entanto, manobras mais complexas, que não eram fisicamente possíveis de serem executadas, foram construídas digitalmente.

A história de Advent Children

Tifa e outros personagens do jogo clássico marcam presença no filme.
Tifa e outros personagens do jogo clássico marcam presença no filme.
Foto: Reprodução/Square Enix

Final Fantasy VII: Advent Children se passa dois anos após os acontecimentos de Final Fantasy VII e tem como foco o aparecimento de um misterioso trio de vilões, que sequestra crianças infectadas com uma doença inexplicável chamada Geostigma.

Cloud, que tem uma vida amargurada por seus demônios internos e está afastado de seus antigos companheiros, também está sofrendo com essa doença. Mesmo assim, ele volta à ação para resgatar as crianças e deter o trio de vilões, formado por Kadaj, Loz e Yazoo, que também planeja ressuscitar Sephiroth usando os restos mortais de Jenova.

A história envolve questões temáticas como a vida e a morte e a busca de Cloud por redenção, que ditará o tom do filme até o final. Além de Cloud, todos os outros personagens principais e secundários do jogo, como os Turks, marcam presença no longa-metragem.

Em 2009, o longa-metragem ganhou uma versão estendida do diretor chamada Final Fantasy VII: Advent Children Complete. A versão contém 26 minutos de cenas adicionais explosivas e mais de mil cenas revisadas (e mais violentas). Final Fantasy VII: Advent Children Complete foi lançado em formato Blu-ray com imagens 4K, qualidade bastante superior à do lançamento original.

Advent Children terá relação com remakes

A Square Enix já confirmou que a nova trilogia de remakes de Final Fantasy VII terá conexões mais evidentes e diretas com os eventos de Advent Children, integrando definitivamente o filme ao cânone oficial da recriação: "Finalmente vamos conectar com Advent Children, que fará parte do cânone", afirmou Yoshinori Kitase, produtor de Final Fantasy VII Rebirth, em entrevista ao GamesRadar em 2023. "A trama geral e os desenvolvimentos não seguirão um caminho tão divergente e se encaixarão com Advent Children ao final".

Final Fantasy VII: Advent Children é um filme controverso, que dividiu opinões. Nem todos os fãs do game original gostam: apesar de possuir uma trama interessante, pensada naqueles que jogaram o jogo, ele não tem nada de espetacular, ainda mais quando se compara a profundidada das histórias do filme e do jogo. Ainda assim, é uma obra obrigatório para todos os fãs das aventuras de Cloud e companhia. 

Final Fantasy VII Rebirth, segundo jogo da trilogia remake, chega ao PlayStation 5 em 29 de fevereiro. Final Fantasy VII: Advent Children está disponível para compra ou aluguel na Apple TV+.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade