PUBLICIDADE

Madden NFL 24 joga seguro e perde jardas pela falta de novidades

Franquia anual de futebol americano da EA deixa a desejar nesta temporada

16 set 2023 - 12h28
Compartilhar
Exibir comentários
Madden NFL 24 é um bom jogo de futebol americano, mas que não traz tantas novidades para a série
Madden NFL 24 é um bom jogo de futebol americano, mas que não traz tantas novidades para a série
Foto: EA Sports / Divulgação

Os games de esporte muitas vezes são criticados por seus lançamentos anuais. Nem sempre são críticas justas, pois a evolução de franquias como FIFA (agora FC), F1 e Madden NFL é perceptível, principalmente quando há saltos de geração do hardware em que esses jogos rodam. Infelizmente, Madden NFL 24 é um daqueles casos em que a fama ruim é merecida.

Participe do Circuito Game On de Valorant e concorra a R$ 5 mil e bolsas de estudo! Inscreva-se no Discord do Game On!

O jogo da EA Tiburom dá prosseguimento ao que foi implementado no Madden NFL do ano passado, buscando uma maior autenticidade e realismo na simulação do futebol americano, esporte que vem ganhando adeptos aqui no Brasil.

Mas Madden NFL 24 dá passos tímidos nessa progressão e alguns recursos deixam à desejar. A sensação que fica é que o jogo perdeu algumas jardas na corrida. A falta de concorrência pode ser responsável por isso? Talvez. Não é um jogo ruim: as partidas são realistas e a interação física entre os atletas em campo é muito caprichada. Dá gosto de disputar a bola, correr para desviar dos adversários e tentar o touchdown. Há muita variedade nos agarrões para segurar o oponente quando se joga na defesa. 

Por sinal, os atletas controlados pela máquina estão mais espertos do que em Madden NFL 23, em ambos os times de ataque e defesa. Mas essa é uma evolução que poderia muito bem vir como uma atualizaçao do jogo, assim como o elenco dos times da temporada.

Modos de jogo

Madden NFL 24 deixa a narrativa do ano anterior de lado e se concentra mais nas partidas
Madden NFL 24 deixa a narrativa do ano anterior de lado e se concentra mais nas partidas
Foto: EA Sports / Divulgação

O novo Madden traz algumas mudanças nos modos de jogo disponíveis, mas nenhuma novidade real. O modo Superstar entrouno lugar do Face of the Franchise, deixando de lado a narrativa para se concentrar nas partidas. O modo The Yard agora se chama Superstar KO e traz partidas coloridas de três contra três (algo como o modo Volta de FIFA 23). É legal, mas nem de longe é o modo principal. O ganha-pão da franquia, Madden Ultimate Team, é exatamente o mesmo do ano anterior.

Uma boa novidade para a franquia - que novamente, poderia ser uma atualização - é a implementação dos recursos de crossplay e de progressão cruzada. Agora é possível jogar partidas com amigos no PC, PlayStation e Xbox - mas não no modo Franchise. Encontrar amigos de outras plataformas é simples e rápido. Não ter barreiras entre plataformas facilita na hora de buscar partidas.

O jogo apresenta melhorias na interação física entre os atletas em campo
O jogo apresenta melhorias na interação física entre os atletas em campo
Foto: EA Sports / Divulgação

Se há algo que incomoda muito em Madden NFL 24 e me deixa preocupado com o que vamos ver em EA Sports FC 24 é o excesso de telas de carregamento. Há loadings para tudo no jogo. Também há muitos menus e abas dentro dos menus. É uma experiência cansativa, dentro do que deveria ser um jogo liso e livre de burocracias.

Considerações

Madden NFL 24 é um bom jogo de futebol americano, ainda mais se você não tem o game anterior. Para quem acompanha a série regularmente e é assinante EA Play, provavelmente vale esperar até o jogo chegar ao catálogo do serviço. As mudanças e melhorias existem, mas não dão aquele salto empolgante que os fãs sempre esperam.

Madden NFL 24 - Nota 6
Madden NFL 24 - Nota 6
Foto: Game On / Divulgação

Madden NFL 24 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela EA.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade