PUBLICIDADE

Dragon Quest Builders é um ótimo jogo ao estilo Minecraft

Game da Square Enix chega ao PC e é ótima pedida para os pequenos jogadores

15 fev 2024 - 09h27
(atualizado às 09h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Dragon Quest Builders é um jogo de construção e aventura ambientado no universo de fantasia da Square Enix que chegou agora ao PC. Oferece exploração com elementos fantásticos e simples mecânicas de construção, mas com baixo nível de desafio.
Builders é um jogo de construção ao estilo Minecraft ambientado no universo de Dragon Quest
Builders é um jogo de construção ao estilo Minecraft ambientado no universo de Dragon Quest
Foto: Square Enix / Divulgação

Lançado originalmente para PlayStation 4 e para o portátil PS Vita em 2016, Dragon Quest Builders é um jogo de construção e aventura ambientado no universo de fantasia mais tradicional da Square Enix. O jogo já passou também pelos celulares e pelo Nintendo Switch, até chegar, agora em 2024, ao PC.

Mesmo não sendo tão popular por aqui quanto Final Fantasy, Dragon Quest é uma franquia de RPG das mais tradicionais. Builders usa este universo com cara de desenho animado, cheio de monstrinhos caricatos, vilões assustadores e personagens carismáticos, como pano de fundo para um 'sandbox' de construção bem ao estilo de Minecraft. Eu nunca consegui me aprofundar muito no game da Mojang, mas com o cenário de fantasia de Dragon Quest, me apaixonei pelo gênero lá no PlayStation Vita.

Simples e cativante

O jogo tem uma historinha simples, mas cativante: o jogador é o Builder, um jovem herói que acorda em um mundo arruinado. Guiado pela voz de uma Deusa, ele logo descobre ser o único com o poder de construir coisas. Sua missão é simples: viajar pelo mundo, reconstruir vilarejos e castelos, ajudando as pessoas comuns que encontra pelo caminho, enquanto lida com monstros comandados pelo temido Dracolorde.

Mesmo cheio de monstros e criaturas para enfrentar, o sistema de combate é bem simples
Mesmo cheio de monstros e criaturas para enfrentar, o sistema de combate é bem simples
Foto: Square Enix / Divulgação

A campanha se divide em quatro capítulos, cada um em uma região diferente do mundo, com seus próprios monstros e biomas. Assim como no game para celular, tudo está devidamente traduzido e legendado em português, opção ausente no jogo lançado para consoles no passado.

O jogo é assumidamente voltado para o público mais jovem e assim como a história, o combate é muito mais simples do que as batalhas táticas da série principal. Não há muita pressão para construir as estruturas para completar suas tarefas e mesmo os elementos de sobrevivência (como lidar com fome ou frio) típicos de outros jogos parecidos são bastante amenizados - o que pode acabar afastando jogadores que curtem uma experiência mais desafiadora.

É muito bom explorar o mundo colorido do jogo com as melhorias gráficas do PC
É muito bom explorar o mundo colorido do jogo com as melhorias gráficas do PC
Foto: Square Enix / Divulgação

Criar objetos e construir estruturas é o grande atrativo, com novas ferramentas e designs sendo liberados conforme o jogador explora o mundo, conclui tarefas, coleta diferentes matérias-primas e interage com as coisas e pessoas. O visual colorido e os personagens que seguem o traço estabelecido por Akira Toryama nos Dragon Quest originais (sim, é o mesmo artista de Dragon Ball) são um charme a parte, assim como a excelente trilha sonora.

Melhor no PC

Dragon Quest Builders (PC) – Nota: 8
Dragon Quest Builders (PC) – Nota: 8
Foto: Reprodução / Game On

A versão para PC traz várias melhorias para o jogo, incluindo taxa de quadros elevada, sombras melhores do que as vistas no jogo para console e resoluções mais altas. Explorar o mundo de Builders em 4K é um colírio para os olhos. É um jogo leve, que não pede um computador da NASA para ser jogado com todas as especificações no máximo.

Builders é uma ótima introdução ao universo de Dragon Quest para os jogadores de Minecraft, com uma experiência de jogo segura e cativante para gamers de todas as idades, mesmo sendo mais orientado para o público infantil. Quem está acostumado com jogos de 'crafting' e sobrevivência pode ficar desapontado com o nível baixo de desafio.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Dragon Quest Builders está disponível para Android, iOS, PlayStation 4, PS Vita, Switch e agora, também para PC (via Steam).

*Esta análise foi feita em um PC equipado com uma GPU Geforce RTX 4060 Ti, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Square Enix.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade