PUBLICIDADE

RTX 4060 Ti é placa de vídeo certa para quem vai montar o primeiro PC gamer

Modelo oferece boa performance nos jogos mais recentes, tecnologias de ponta e preço relativamente acessível

2 jan 2024 - 16h02
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O teste feito em uma NVIDIA RTX 4060 Ti mostrou que há excelente experiência de jogo com essa GPU nos jogos Elden Ring, Cyberpunk 2077, Ghostrunner e no recém lançado Forza Motorsport. O preço compensa para quem vai investir pela primeira vez nessa área e oferece uma boa experiência de jogo, equivalente aos consoles.
Placa de vídeo intermediária da NVIDIA traz tecnologias mais novas e preço acessível
Placa de vídeo intermediária da NVIDIA traz tecnologias mais novas e preço acessível
Foto: NVIDIA / Divulgação

Montar um PC gamer pode ser um desafio e tanto, ainda mais para quem está acostumado a jogar nos consoles. As vantagens de jogar no computador são várias e podem valer o esforço e o investimento. Um dos pontos a se considerar num primeiro computador para games é qual placa de vídeo escolher. E após algumas semanas de testes, posso recomendar a GeForce RTX 4060 Ti.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Quem já joga no PC vai parar de ler aqui e criticar a recomendação. É justo: O modelo da NVIDIA é uma GPU com performance pouco superior aos melhores modelos da linha anterior, a série RTX 40, mas com suporte para tecnologias mais recentes, como o gerador de quadros DLSS 3, codificação e decodificação em AV1. Não é a placa mais recomendada para quem está migrando de uma RTX 3070 (pelo ganho modesto na performance em comparação ao que o seu computador já faz), mas para quem vai comprar sua primeira placa de vídeo.

O foco da RTX 4060 Ti é rodar jogos em resolução 1080p com qualidade ultra e auxílio do DLSS, oferecendo uma experiência de jogo que em muitos casos, vai equivaler aos consoles, com toda a versatilidade que só jogar no PC oferce - como o uso de modificações feitas pela comunidade em seus jogos favoritos, por exemplo. O preço também ajuda: por ser um modelo de entrada, a RTX 4060 Ti pode ser encontrada por cerca de R$ 3 mil nas lojas especializadas.

A experiência de jogo com games que conheço bem, como Elden Ring, Cyberpunk 2077 e mesmo no recente Forza Motorsport, foi excelente. Aproveitei o período de promoções de final de ano da Epic Games Store para baixar diversos jogos e ter uma ótima experiência com jogos indie e também com títulos um pouco mais exigentes, como The Outer Worlds e Ghostrunner.

O modelo testado foi o Ventus 2X Black, da MSI, que conta com duas ventoinhas com um design bastante arrojado, o tal "Torx Fan 4.0": as pás dos ventiladores trabalham em pares, resultando em "níveis sem precedentes de pressão de ar localizada". Na prática, o que eu percebi foi uma experiência suave tanto para o meu computador, que nunca ficou aquecido demais e para mim, que não passei por aqueles picos de barulho, quando o PC luta para manter a temperatura estável - e que era bem comum ao jogar games mais atuais nas minhas placas de vídeo mais antigas.

Com duas ventoinhas e design arrojado, Ventus 2X Vulcan oferece experiência de jogo sem sobressaltos
Com duas ventoinhas e design arrojado, Ventus 2X Vulcan oferece experiência de jogo sem sobressaltos
Foto: Pablo Raphael / Terra Game On

Como meu monitor padrão vai até no máximo 1080p, os jogos rodavam com tranquilidade e ainda aproveitando alguns recursos no "Ultra". Ao ligar o computador em um monitor 4K, onde eu geralmente deixo apenas os consoles mais recentes, foi possível sentir o verdadeiro poder da máquina atualizada. A combinação da GPU rodando tecnologias de ponta com um bom SSD foi vencedora e me fez querer explorar mais as possibilidades do PC Gaming.

Conheça os melhores games que usam a tecnologia DLSS Conheça os melhores games que usam a tecnologia DLSS

O valor também compensa para quem vai saltar da RTX 2080, placa de vídeo que provavelmente é o padrão para boa parte dos jogadores de PC, para um modelo mais arrojado. O uso do DLSS 3 faz muita diferença na performance e compensa o investimento. Para quem está começando nessa área, é uma porta de entrada ideal, capaz de segurar o rojão dos lançamento de 2024 até o proprietário decidir alçar voos mais altos quando estiver familiarizado com o mundo dos computadores.

*O teste foi feito em uma NVIDIA RTX 4060 Ti, modelo Ventus 2X Black da NVIDIA.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade