1 evento ao vivo

Marcelo Melo e Bruno Soares vencem, e Brasil segue vivo na Davis

2 fev 2013
21h16
atualizado às 21h20

A dupla formada por Marcelo Melo e Bruno Soares conquistou neste sábado o primeiro ponto do Brasil desde a volta à elite da Copa Davis de tênis ao vencer o irmãos americanos Bob e Mike Bryan, primeiros colocados no ranking da ATP, por 3 sets a 2, com parciais de 7-6(6), 6-7(7), 6-4, 3-6 e 6-3.

Apesar do triunfo, a equipe brasileira continua em desvantagem no confronto que vem sendo disputado em Jacksonville, na Flórida, já que Thomaz Bellucci e Thiago Alves foram derrotados na sexta-feira em suas partidas de simples, diante de Sam Querrey e John Isner, respectivamente.

Para passar pela primeira fase da Davis, o Brasil terá que vencer duas vezes neste domingo, em que haverá inversão de adversários em simples em relação aos duelos de sexta. Em 36º lugar no ranking, Bellucci iniciará as atividades enfrentando, Isner (16), e depois Thiago (141) medirá forças com Querrey (20). Quem passar terá pela frente a Sérvia, que neste sábado já fez 3 a 0 sobre a Bélgica em Charleroi.

O retrospecto já era favorável a favor dos mineiros, que haviam vencido duas das três partidas que tiveram contra os irmãos Bryan, considerados os melhores de toda a história em duplas. Por outro lado, Bob e Mike estavam com o moral elevado depois de terem vencido o Aberto da Austrália na última semana.

Os dois primeiros sets foram equilibrados ao extremo, sem quebras de saque, e muitos parecidos. No primeiro, os irmãos americanos tiveram três set points no tie-break, em 6 a 3, mas foram derrotados por 8 a 6. No segundo, foi a vez de Melo e Soares terem três chances de fechar o desempate, mas caíram por 9 a 7.

A primeira quebra de serviço aconteceu no terceiro game da terceira parcial, e foi a favor dos brasileiros, que fizeram 2 a 1. A partir daí, os dois apenas administraram a vantagem e venceram por 6 a 4.

Estar atrás no placar deixou a dupla dos EUA abalada, e o Brasil poderia ter pontuado no saque adversário no terceiro game do quarto set. Foram quatro break points, mas nenhum deles foi aproveitado, e o castigo para os mineiros veio no game seguinte, em que, enfim, perderam o serviço. Foi a vez dos americanos se manterem à frente e fecharem em 6 a 3.

A vitória de Melo e Soares esteve muito ameaçada no começo da quinta e decisiva parcial. Bob e Mike Bryan tiveram um break point no primeiro game e dois no segundo, mas não confirmaram a quebra. Os brasileiros então reagiam, fizeram 5 a 3 no saque adversário e obtiveram a vitória pore 6 a 3 em seguida.

EFE   
publicidade