Igor Marcondes celebra vaga na final do quali do Rio Open
Brasileiro encara português neste domingo por vaga inédita no ATP 500
Igor Marcondes, número 350 do mundo, celebrou sua vitória de estreia no qualificatório do Rio Open, torneio ATP 500 disputado no Rio de Janeiro, neste sábado. Ele derrotou o taiwanês Chun Tseng, 115º e terceiro favorito, por 6/3 7/6 (7/5) em seu primeiro jogo de ATP 500 na carreira.
"Estou muito feliz, primeira vez jogando um ATP 500, o Rio Open, agradecer ao Lui pela oportunidade, o convite, todo o pessoal do Rio. Aproveitando não é, feliz de fazer um bom resultado e me preparar para amanhã", disse o jogador da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí.
O atleta chegou asacar para a vitória em 5 a 4, mas permitiu a virada e precisou salvar set-point com 6 a 5 abaixo em seu serviço: Ele sentiu a pressão, mas comentou a força que o técnico Luiz Peniza lhe deu: "É um pouco normal sentir a pressão, primeira vez jogando, acabei não conseguindo lidar tão bem com ansiedade, nervosismo. Depois ele teve set-point, consegui voltar. no tie-break eu e Peniza jogamos juntos, ele me ajudou bastante, essa troca foi bem importante", disse.
Marcondes comentou sobre seu estilo diferente do habitual para o saibro, jogando mais pra frente: "Eu tento jogar um pouco mais agressivo, gosto de jogar pra frente, usar o slice, curta, ir pra rede. É preciso estar intenso, com as pernas, pois os erros vão vir. Joguei com a torcida porque como nos momentos erramos bastante, normal se encolher ir pra baixo, mas o Peniza me incentivou , foi importante a galera vindo, me ajudando".
Foram três anos parado por não avisar por três vezes ao longo de doze meses onde estaria para o sistema anti-doping e a volta em março do ano passado. A subida vem sendo meteórica e Marcondes quer se manter na onda positiva para passar o qualificat´roio.
"2025 foi de retomada e esse ano para me firmar e aproveitar o momento. é uma vitória muito importante, começo de sano até que bom. Essa oportunidade para jogar o quali, aproveitar ao máximo, buscar fazer um bom jogo, conseguir colocar em prática o que estamos fazendo desde minha volta, é pegar essa onda aí e entrar nela", apontou.
O atleta da equipe catarinense encara o português Jaime Faria neste domingo pela final do qualificatório