Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Surfe

Vivo Rio Pro: etapa brasileira da WSL movimenta economia de Saquarema e anima locais

Disputa do surfe lota rede hoteleira, gera contratações e consumo por toda a cidade

29 jun 2025 - 18h34
(atualizado em 29/6/2025 às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Mesmo com dias de mar impróprio, a etapa brasileira da WSL em Saquarema impulsionou setores como hotelaria, gastronomia e transporte, beneficiando a economia local e marcando a renovação da parceria até 2028.
Comerciantes locais estão animados com a movimentação de turistas em Saquarema
Comerciantes locais estão animados com a movimentação de turistas em Saquarema
Foto: Arquivo Pessoal/ Gustavo Rodrigues

A comunidade do surf mundial só tem olhos para Saquarema. A Vivo Rio Pro, etapa brasileira da WSL (Liga Mundial de Surfe), movimenta o município localizado na Região dos Lagos, a cerca de 100 km da capital do Rio de Janeiro até o próximo domingo, 29. 

Com a presença dos melhores surfistas da atualidade, a cidade é destino de muitos turistas, fator que causa um impacto direto na economia local. Nem mesmo com os 'days-off' --competição só aconteceu no último domingo, 22, devido às condições climáticas-- o movimentou caiu. A próxima chamada está programada para esta quinta-feira, 26, às 6h45.

Em conversas da reportagem com motoristas de aplicativos, por exemplo, era notória a satisfação com o fluxo de corridas. Algumas ruas, especialmente as que ficam próximas à praia de Itaúna, onde acontece o evento, ficaram fechadas e outras, nos arredores, apresentavam congestionamento. O mesmo aconteceu nos acessos do terminal rodoviário do município, que aglomerou grande quantidade de carros no entorno, especialmente na noite do último domingo, 22.

Praia de Itaúna fica lotada em etapa do Mundial de Surfe em Saquarema
Praia de Itaúna fica lotada em etapa do Mundial de Surfe em Saquarema
Foto: Éros Mendes

A concorrência para conseguir quartos em pousadas ou hotéis da região é altíssima. Foram poucas as opções disponíveis para os dois finais de semana em que a janela da competição está prevista. 

"A cidade fica lotada, turistas de todos os lugares do mundo circulando e não é só em Itaúna. A minha pousada fica no centro e está com 100% de ocupação. É claro que a WSL é o maior evento, mas a cidade está cada vez mais trazendo atrações o ano inteiro, o que ajuda muito na ocupação", diz Alexander Henrice, proprietário da pousada Canto da Vila.

O setor gastronômico também é atingido pela multidão presente no 'Maracanã do Surfe', como é conhecido o município. Bares, restaurantes e barraquinhas de comida estiveram lotados no final de semana de abertura. Eram muitas filas de clientes procurando açaí e refeições que variavam entre o tradicional arroz com feijão, petiscos, sanduíches ou até mesmo comida japonesa.

'Paciência é minha palavra favorita', diz Gabriel Medina sobre lições durante período lesionado:

"Meu restaurante é de comida caiçara e damos prioridade para compras de pescadores locais. Com um evento desse tamanho, aumentamos a compra de peixes e frutos do mar em mais de 50%.  Para atender o público, contratamos seis novos funcionários", explica Gustavo Rodrigues, dono do restaurante Peixe do Gustavo.

Ter a cidade repleta de visitantes aflora o sentimento de carinho dos moradores locais pela própria cidade. É o caso de Célia Maria. Deficiente visual, ela se mudou com o marido, Celso Martins, há cerca de dez anos para Saquarema. Ambos perderam a visão na adolescência, quando ainda moravam no Rio de Janeiro. Na cidade da Região dos Lagos, Célia encontrou um novo ritmo de vida, participando de atividades sociais e novas companhias. "Nos sentimos bem aqui, acolhidos", afirmou Célia, de 81 anos.

Filipe Toledo comenta sobre pausa na carreira e cuidado com saúde mental:

No ano passado, o campeonato de surfe gerou um impacto de R$ 159 milhões na economia fluminense. Para 2025, a expectativa é que esse montante cresça 40%. Além disso, a tendência é que nos próximos anos o evento siga movimentando setores do município, já que no último dia 17 houve o anúncio da renovação da parceria entre a cidade e a WSL até 2028.

Assim, o "Maracanã do Surfe" é a único local do mundo a sediar as três etapas do circuito mundial da WSL: o Qualifying Series (QS), o Championship Tour (CT) e o Challenger Series (CS), em outubro. 

Mineirinho sonha com dois brasileiros fazendo final em Saquarema:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade