PUBLICIDADE

Motociclismo

Aegerter vence GP da Andaluzia da MotoE. Granado é derrubado e fica em 13º

O suíço da IntactGP ainda resistiu a pressão de Alejandro Medina nas primeiras voltas, mas escapou na ponta para vencer com 2s6 de vantagem para Jordi Torres. Mattia Casadei completa o pódio em Jerez de la Frontera

26 jul 2020 - 05h23
(atualizado às 05h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Dominique Aegerter
Dominique Aegerter
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Dominique Aegerter aproveitou a pole-position em Jerez de la Frontera para sair da corrida deste domingo (26) com uma vitória. O suíço resistiu à pressão inicial da concorrência, escapou na ponta e recebeu a bandeirada em Andaluzia com 2s688 de vantagem para Jordi Torres. Mattia Casadei completa o pódio.

Dono da pole, Aegerter largou bem e manteve a ponta, mas foi pressionado por Alejandro Medina nas primeiras voltas da corrida. Em meados da disputa em Jerez, o piloto da Aspar escapou da trajetória e permitiu que o suíço abrisse uma considerável vantagem no comando da disputa.

Dominique Aegerter assumiu a liderança do campeonato
Dominique Aegerter assumiu a liderança do campeonato
Foto: Divulgação / Grande Prêmio

Vencedor da primeira etapa da temporada, Eric Granado escalava o pelotão após cair para a sétima colocação ainda na primeira volta. Com três giros para o fim, o brasileiro assumiu o segundo lugar, mas, pouco depois, foi atingido por Matteo Ferrari na curva 6 e caiu. O #51 ainda retornou para a corrida, mas apenas em 13º.

Ao fim dos seis giros, Aegerter chegou a primeira vitória no ano, seguido por Torres e Casadei. Alex De Angelis foi o quarto, acompanhado por Niccolò Canepa, Lukas Tulovic, Mike di Meglio, Josh Hook, Xavier Siméon e Xavi Cardelus. Granado acabou em 13º, 1min37s947 atrás do vencedor.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Andaluzia, terceira etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.

Saiba como foi o GP da Andaluzia da MotoE

A MotoE foi a primeira a ir para a pista no domingo de corridas do Mundial. O dia começou bastante mais fresco em comparação com o restante do fim de semana, com o termômetro chegando a 26ºC e o asfalto batendo 34ºC. O vento soprava a 8 km/h.

Dominique Aegerter foi quem saiu da pole-position. Estreante, o suíço mostrou bom ritmo durante todas as atividades e a posição de honra do grid veio para confirmar a competitividade. Matteo Ferrari, atual campeão da categoria, saiu em segundo, com Lucas Tulovic completando a primeira fila.

Líder da classificação, Eric Granado ficou com o quarto posto do grid. O brasileiro apontou que a alta temperatura durante a tomada de tempos dificultou para encaixar uma volta limpa. Jordi Torres e Alejandro Medina dividiram a fila com o piloto.

Sem volta de aquecimento, largada foi autorizada em Jerez de la Frontera. A saída aconteceu sem grandes problemas, com Aegerter ficando na ponta. Ferrari e Medina ficaram com as outras duas posições, enquanto Granado saiu mal e caiu para oitavo.

Mas quando a briga pelas posições da ponta pegava fogo, com Matteo saltando para primeiro, um acidente envolvendo dois pilotos aconteceu mais para trás. Os envolvidos foram Tomamaso Marcon e Alessandro Zaccone. O incidente seria investigado posteriormente.

Com a primeira volta completada, a ordem era Aegerter apenas 00s3 à frente de Medina, com Ferrari, Mattia Casadei e Torres completando os cinco primeiros. Eric tentava se recuperar e aparecia em sexto.

A briga pela primeira colocação estava entre os três primeiros colocados, mas Dominique conseguia abrir um certo respiro ficando 0s710 distante do restante do pelotão. O suíço tirava 0s2 de cada setor em comparação com o segundo colocado.

O brasileiro seguia escalando o pelotão e fez uma bela ultrapassagem em cima de Medina, chegando a tocar com o adversário. Mas Alejandro não deixaria barato e tentaria dar o troco poucos metros depois, mas uma queda tirou o piloto da disputa.

Restavam três giros para a bandeira quadriculada e Granado agora aparecia na quarta colocação. O brasileiro virou 1min47s584, mesmo com duas ultrapassagens, enquanto Aegerter fez 1min47s798. Portanto, vinha para brigar pela vitória.

Mas uma reviravolta aconteceu pouco depois. Na curva 6, quando Ferrari tentou ultrapassar Casadei, acabou tocando no pneu traseiro de Eric, levando ambos ao chão. O brasileiro chegou a voltar para a prova.

Neste ponto, a classificação do campeonato mudaria drasticamente. Aegerter pulou para a liderança, com Torres vindo na vice-liderança. Granado cairia para a terceira posição. Restava uma volta.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade