Menino símbolo de guerra na Síria ganha camisa da Roma na Itália
Pequeno Mustafa foi fotografado com o uniforme giallorosso
O pequeno Mustafa, que teve seus membros amputados em virtude da guerra na Síria, foi fotografado usando uma camisa da Roma, que foi dada de presente por dois torcedores do clube da capital italiana.
Mustafa e seu pai, Munzir al-Nazzal, protagonizaram a foto "Hardship of Life" ("Dureza da Vida", em tradução livre), tirada pelo turco Mehmet Aslan e premiada no concurso de Siena International Photo Awards no ano passado.
A família de Mustafa vai morar em Siena, na região da Toscana, e a camisa do clube giallorosso foi um dos primeiros presentes recebidos pelo jovem em solo italiano.
"Querido Mustafá, bem-vindo à Itália! Na caixa você encontrará alguns pequenos presentes para você e suas irmãs. Para você, pensamos que futuramente poderá gostar de futebol e, talvez, ser um torcedor da Roma. Se você quiser, ficaremos felizes em levá-lo ao Estádio Olímpico. Esperamos que você, suas irmãzinhas e seus pais possam realizar todos os seus desejos e sonhos. Além disso, desejo que seu lindo sorriso, que tanto nos impressionou, não se apague nunca", escreveu Filomena e Benedetto em uma carta.
Diversos voluntários visitam todos os dias a família síria, que vive em uma moradia da Cáritas em Siena, colocada à disposição pela arquidiocese do município toscano.
Pai e filho serão tratados em um centro de próteses de Budrio, na província de Bolonha, e o festival de fotografia abriu uma vaquinha online para ajudar pessoas que sofreram amputação durante a guerra na Síria, que começou em 2011 e já deixou mais de 350 mil mortos.
A famosa imagem mostra Munzir, que teve a perna direita amputada por causa de uma bomba, apoiado em uma muleta e segurando Mustafa. O menino nasceu sem as pernas e os braços pelo fato de sua mãe ter sido obrigada a tomar remédios agressivos devido a um ataque com gás tóxico em Idlib.
A família fugiu da Síria há mais de três anos e vivia no sul da Turquia, onde a foto foi tirada. .