PUBLICIDADE

Medalhistas dos Jogos Pan-Americanos recebem homenagem das Forças Armadas

Atletas militares ganharam a Medalha Mérito Desportivo Militar, em cerimônia no Rio de Janeiro

9 dez 2023 - 22h02
Compartilhar
Exibir comentários

Neste sábado (9), 36 medalhistas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, foram homenageados pelas Forças Armadas com a condecoração da Medalha Mérito Desportivo Militar. Os atletas, que representaram quase 50% do pódio brasileiro, puderam celebrar suas conquistas ao lado de familiares e amigos.

Foto: Lance!

- É um mérito muito grande poder representar nosso país em competições e é muito gratificante representar da melhor forma possível. Receber essa medalha é uma felicidade enorme - disse Flávia Saraiva, que subiu ao pódio cinco vezes nos Jogos Pan-americanos.

O Brasil fez a sua melhor campanha na história da competição, conquistando 205 medalhas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. Campeão do remo no Pan-Americano, Lucas Vertheim descreveu como é quebrar uma escrita de 36 anos sem o Brasil no lugar mais alto do pódio na categoria.

- Eram muitas pessoas esperando a quebra desse jejum, mas é bom poder quebrar isso e sentir que é só o início. Eu tenho muito orgulho de poder subir no alto do pódio sentindo que eu estou representando 220 milhões de brasileiros e que eu tenho todo esse apoio para poder focar no meu melhor resultado - contou Lucas.

O Ministro Estadual da Defesa, José Mucio Monteiro, distribuiu as medalhas para os atletas. O político ressaltou o esporte como ferramenta para o desenvolvimento de uma sociedade e da importância do feito dos atletas nos Jogos Pan-Americanos.

- Vocês representaram o Brasil, vocês foram diplomatas do que queremos dizer. Vocês disseram ao mundo o que está sendo nossa dedicação. (...) A maior premiação não são as medalhas que estão no peito, que um dia vão dormir em uma gaveta ou em algum armário, mas a gratidão de toda a sociedade brasileira - disse Ministro aos atletas.

Ao todo, 172 atletas já estão garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Entre todos esses representantes, 34 ocupam cargos militares na Marinha, Exército ou Aeronáutica. Há pouco mais de seis meses das Olimpíadas, a expectativa de mais um bom desempenho brasileiro é grande.

- A gente está com uma expectativa muito grande. A gente competiu muito bem o Campeonato Mundial de Ginástica e os Jogos Panamericanos. Então agora é voltar a treinar, que a gente já está treinando para Paris, e focar em fazer nossas melhores séries, nossa melhor competição. Todos os resultados são fruto de um trabalho bem feito e é isso, treinar e competir da melhor forma possível - explicou Flávia Saraiva, atleta da ginástica artística.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade