UFC 321: Luta entre Aspinall e Gane termina sem resultado; Mackenzie Dern conquista cinturão
Neste sábado (25), aconteceu em Abu Dhabi o UFC 321, evento que teve como luta principal a disputa do cinturão peso-pesado entre
Neste sábado (25), aconteceu em Abu Dhabi o UFC 321, evento que teve como luta principal a disputa do cinturão peso-pesado entre Tom Aspinall e Ciryl Gane, e duas brasileiras (Virna Jandiroba e Mackenzie Dern) disputando o título vago dos palhas.
Se na decisão dos palhas, Dern conseguiu a conquista do cinturão em uma luta dura, no duelo principal uma dedada no olho recebida pelo inglês interrompeu a luta e, com este sem condições, o duelo teve que ser encerrado de forma prematura e sem um vencedor.
A luta
A luta principal do UFC 321 começou com forte trocação, com os melhores golpes sendo de Aspinall. O inglês tentou a queda e Gane se defendendo para, depois, iniciar uma boa série de socos para buscar incomodar o campeão. O duelo se mostrava mais equilibrado até um dedo do francês no olho do campeão acabou interrompendo a luta.
A pausa foi dada enquanto Aspinall verificava sua situação. Depois da verificação da situação do inglês, o árbitro Jason Herzog anunciou que a luta terminaria ali, sem um resultado pleno (no contest) por causa da dedada sofrida no olho do campeão dos pesos-pesados, que mantém o cinturão, mas de um jeito bastante anticlimático.
Em luta disputadea, Mackenzie Dern vence e é nova campeã dos palhas
A primeira disputa de cinturão do UFC 321 foi entre Virna Jandiroba e Mackenzie Dern, pelo título interino dos palhas. O duelo começou com as duas buscando alguma coisa na trocação e tentativas de queda bem defendidas. O primeiro takedown bem sucedido foi um double leg de Jandiroba, que ficou na guarda de Dern e acabou levando alguns socos da rival. A 'Carcará' teve outra queda bem sucedida, mas a adversária demonstrava bom jogo defensivo, evitando o progresso do grappling.
No começo do segundo round, Mackenzie coloca a baiana contra a grade e esta se defende bem, levando a luta para a trocação, onde Dern tem a melhor vantagem. A briga em pé se torna mais equilibrada, com Virna indo para cima e indo de novo para a queda, esta sem muito sucesso. Depois, novamente a baiana leva a rival para o chão, ficando por cima e usando bem do ground and pound para dominar esta parte da luta.
Mackenzie Dern tentou parar Jandiroba com joelhada no começo do terceiro round, mas acabou quedada pela 'Carcará'. A luta seguia equilibrada, especialmente em pé, com ambas buscando trocar mais golpes. Virna continuava tentando e conseguindo as quedas, incomodando demais a Dern, que tinha como defesa buscar bater por baixo para impedir a pressão da oponente por cima.
Mais trocação franca no quarto round. O que se desenhava como uma 'guerra no chão', com duas especialistas no jiu-jitsu, se mostrava cada vez mais para um rumo em que estas se testavam mais em pé. Dern foi buscar a queda, com Jandiroba defendendo bem. Depois, após nova trocação, a baiana derrubou de novo, mas sem se engajar no grappling. Por sua vez, Dern também foi para a queda, tendo um melhor sucesso neste quesito nos segundos finais desta parte.
O quinto e decisivo round começou com trocação e mais uma queda da 'Carcará', esta que não deu certo e com as duas brasileiras contra a grade. O duelo voltou para a trocação e a baiana foi para a queda de novo, levando bons golpes de Dern por baixo. A baiana controlou por cima, mas a luta ficou novamente em pé. Nos segundos finais, Dern quedou Virna, mas sem fazer muito no chão.
Com o equilíbrio no octógono, os juízes tiveram que decidir a vencedora e nova dona do cinturão dos palhas. Na decisão, Mackenzie Dern acabou levando a melhor na decisão unânime e conseguiu a conquista do título da categoria.
Malhadinho perde luta 'amarrada' para Volkov
Jailton Malhadinho enfrentou Alexander Volkov com a perspectiva de tentar ficar mais perto da disputa do cinturão dos pesados. Usando bem de sua grande arma, as quedas e o jogo de chão, o brasileiro começou bem a luta, mas tomou a invertida do russo, mais pesado do que Jailton, para poder, por cima, iniciar a pressão via ground and pound.
Na segunda parte da luta, a estratégia de Malhadinho seguiu sendo quedar Volkov e usar a pressão no solo para controlar a luta. Desta vez, o brasileiro teve melhor sorte com tal atitude, conseguindo manter a posição dominante por cima e controlando o ritmo do combate, sem dar chances à reação do russo.
E o grappling seguiu ditando a luta no último round, este mais equilibrado e com os dois lutadores brigando forte no chão para tentar o controle, mas sem grandes lances que pudessem levar a uma chance de finalização. Os minutos finais não agradaram aos fãs que assistiam ao duelo, mas tal postura seguiu e levou para a decisão dos juízes, na qual Volkov venceu de forma dividida, com dois jurados dando vitória para o russo e uma para o brasileiro.
Os brasileiros no card preliminar
Dois brasileiros se apresentaram no card preliminar do evento deste sábado em Abu Dhabi. Valter Walker teve pela frente Louie Sutherland e não teve muito trabalho para conseguir a vitória. Foram 84 segundos necessários para que o brasileiro buscasse o escocês, catasse a perna e fosse para a finalização na chave de calcanhar. Foi a quarta vitória seguida do irmão de Johnny Walker, apelidado de 'caçador de pernas' pelo fato de ter obtido várias vitórias com este golpe.
Abrindo o UFC 321, Jaqueline Amorim enfrentou Mizuki Inoue em busca de sua quinta vitória seguida. O primeiro round foi bastante disputado, especialmente no solo, com a brasileira conseguindo ir bem ao tentar dominar a japonesa na montada via ground and pound. Inoue conseguiu tomar conta da luta no segundo round, lidando bem com o jogo de quedas de Jaqueline e defendendo uma tentativa de chave de joelho da brasileira.
No terceiro round, após sequência de uppers e joelhada que levaram Jaqueline ao solo por um momento, a japonesa deixou a luta em pé para evitar a chance da brasileira buscar finalizar, e administrou a vantagem até o fim para conseguir a vitória,
Resultados UFC 321 - Aspinall x Gane
Card principal
Tom Aspinall e Ciryl Gane termina sem resultado (no contest) por dedada no olho acidental (4:35 do R1) - Aspinall mantém o cinturão dos pesados
Mackenzie Dern venceu Virna Jandiroba por decisão unânime dos juízes - Dern é a nova campeã do peso-palha
Umar Nurmagomedov venceu Mario Bautista por decisão unânime dos juízes
Alexander Volkov venceu Jailton Malhadinho por decisão dividida dos juízes
Azamat Murkanov venceu Aleksandar Rakic por nocaute técnico (3:11 do R1)
Card preliminar
Quillan Salkilld venceu Nasrat Haqparast por nocaute (2:30 do R1)
Ikram Aliskerov venceu Jun Yong Park por decisão unânime dos juízes
Ludovit Klein venceu Mateusz Rebecki por decisão majoritária dos juízes
Valter Walker venceu Louie Sutherland por finalização (1:24 do R1)
Nathaniel Wood venceu Jose Delgado por decisão unânime dos juízes
Hamdy Abdelwahab venceu Chris Barnett por decisão unânime dos juízes
Mitch Raposo venceu Azat Maksum por decisão unânime dos juízes
Mizuki Inoue venceu Jaqueline Amorim por decisão unânime dos juízes