Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lutas

Cigano respeita Velasquez, mas diz: "no dia 12, quero ser o nº 1"

2 nov 2011 - 17h25
(atualizado às 19h16)
Compartilhar

Dono do boxe mais temido entre os atuais lutadores do Ultimate Fighting Championship, o brasileiro Junior dos Santos terá a primeira oportunidade de disputar o cinturão da categoria dos pesados. Na tarde desta quarta-feira, o lutador radicado na Bahia adotou um discurso de respeito ao tratar do adversário Cain Velasquez, que defenderá pela primeira vez o título. Entretanto, o especialista na "nobre arte" mostrou grande confiança que deixará o Honda Center, em Anaheim, com outro status.

"Lutar contra um cara como o Cain (Velasquez), que na minha opinião é o peso pesado número 1 do mundo, e ainda está invicto, é gratificante. Entretanto, no dia 12 de novembro, eu quero ser o número 1 do mundo. Estou orgulhoso de mim mesmo, da minha força de vontade e de ter chegado neste ponto. É gratificante estar neste evento histórico", afirmou o lutador brasileiro.

Especialista em boxe, Cigano está treinando há três meses na Bahia para adaptar seu estilo de luta ao de Cain Velasquez, um ótimo wrestler, que também possui grande capacidade de nocaute. Para se consagrar no primeiro evento transmitido em TV aberta para os Estados Unidos, o brasileiro recebeu grande ajuda de atletas extremamente reconhecidos dentro do evento mais popular de MMA do planeta.

"Tenho um cara que me ajuda no wrestling, do muay thai, do Luiz Dórea (treinador de boxe), do Minotauro, do Minotouro, do Fábio Maldonado. Cara, fiz um camping muito bom. Estou me sentindo muito bem, sem pressão; tenho certeza que no dia 12 darei o máximo de mim para ser o vencedor. Sei que o Cain será o oponente mais difícil, mas trabalhei duro e confio muito em mim", discursou Cigano.

Aos 27 anos de idade, Junior dos Santos possui uma das trajetórias mais meteóricas da história do MMA. Considerado atualmente um dos grandes lutadores do UFC, Cigano iniciou nas artes-marciais há apenas seis anos, quando começou a treinar jiu-jitsu. Pouco tempo depois, partiu para a prática do boxe com o professor Luiz Dórea, responsável por trabalhar com Acelino Popó Freitas, Anderson Silva, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro.

Logo em sua estreia no UFC, Junior dos Santos surpreendeu o experiente compatriota Fabrício Werdum com um nocaute avassalador no UFC 90, em outubro de 2008. A partir de então, impôs o estilo agressivo de "pugilista" dentro do evento e conseguiu chegar perto da disputa do cinturão, passando por nomes como Mirko "Cro Cop" Filipovic, o gigante Stefan Struve - de 2,11 m, e Gilbert Yvel.

Depois de vencer o "gordinho" Roy Nelson, Junior dos Santos já obteve o papel de protagonista ao comandar uma equipe no reality show The Ultimate Fighter, no qual teve como adversário o ex-campeão dos pesados Brock Lesnar. A princípio, ambos iriam se enfrentar no final da edição do programa, mas uma diverticulite impediu o americano de encarar o brasileiro.

Sem Lesnar, o UFC colocou à frente de Cigano o forte Shane Carwin. O combate, disputado em 11 de junho deste ano, valeu a oportunidade de disputar o cinturão contra Cain. Com uma exibição magnífica, o brasileiro massacrou o americano e obteve o title-shot para brigar pela consagração no próximo dia 12.

Cigano, que não luta no UFC Rio, acena em evento no Rio de Janeiro
Cigano, que não luta no UFC Rio, acena em evento no Rio de Janeiro
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra