Aldo se "apresenta" ao UFC e defende cinturão no Canadá
Vinte e quatro anos de idade. Um dos maiores nomes da atualidade no MMA (Mixed Martial Arts). Este é José Aldo da Silva Oliveira Júnior, ou simplesmente José Aldo, principal representante do extinto WEC (World Extreme Cagefighting) e primeiro campeão da história do peso pena do UFC (Ultimate Fighting Championship). A criação da nova categoria permitiu a este manauara estrear no evento máximo do esporte já como detentor do cinturão. A primeira luta do competidor está marcada para este sábado, no UFC 129, em Toronto, no Canadá, evento o qual promete ser o maior da história desta modalidade.
Logo na primeira vez em que entrar no octógono, Aldo defenderá o título diante Mark Hominick e encontrará o maior público da história deste esporte. Em poucos minutos do dia 12 de fevereiro, quando a organização disponibilizou a venda das entradas, todos os 55 mil bilhetes foram vendidos. E por fazer o co-main event da noite, o brasileiro terá toda a atenção em um nível global, jamais vivido por ele no esporte.
Dono de um retrospecto de 18 vitórias e apenas 1 derrota na carreira, José Aldo está no auge, apesar da pouca idade. A ascensão rápida do manauara ocorreu a partir do dia 1 de junho de 2008, quando o lutador estreou no WEC e teve a primeira oportunidade de atuar para o público norte-americano. Na ocasião, o brasileiro enfrentou o compatriota Alexandre Nogueira na cidade de Sacramento, na Califórnia, e nocauteou o adversário logo no segundo round.
O duelo de estreia apenas apresentou a mais nova revelação brasileira ao público mais fiel do MMA mundial, o americano. Com um estilo agressivo e de muita trocação, José Aldo conquistou respeito no país e precisou de apenas mais quatro vitórias consecutivas para disputar o cinturão dos pesos penas no dia 18 de novembro de 2009 contra o até então campeão Mike Brown.
No octógono, Aldo foi soberbo. Logo no início do segundo round, o nortista acertou uma combinação de socos e nocauteou o americano, conquistando o cinturão da categoria. De quebra, o manauara recebeu as honrarias de melhor nocaute da noite e deixou Las Vegas, local do combate, como um dos nomes mais respeitados do esporte.
Antes da estreia no UFC programada para este sábado, Aldo defendeu por duas oportunidades o título. Contra o americano Urijah Faber, em 24 de abril de 2010, o brasileiro dominou todo o combate e acabou recompensado no final com a vitória por decisão unânime (49-45, 49-45 e 50-45). Já diante do armênio Manvel Gamburyan, no último dia 30 de setembro, o lutador impôs sua agressividade e chegou ao nocaute no início do segundo round.
Conhecido e respeitado no MMA mundial pelo estilo de luta atrativo, Aldo aumentou ainda mais a popularidade em 20 de novembro do ano passado. Em cerimônia discreta no Palace of Auburn Hills, horas antes da realização do UFC 123, o brasileiro recebeu das mãos de Dana White, presidente da organização, o primeiro cinturão da história dos pesos leves da maior organização do esporte no planeta.
Agora, Aldo terá a responsabilidade de não falhar justamente na principal luta da carreira. No maior evento do mundo, o já consagrado brasileiro poderá alcançar um patamar ainda maior de respeito e popularidade, principalmente aqui, no País.
UFC 129 também terá defesa de St. Pierre e "última chance" de Machida
Além da prometida estreia de José Aldo no evento, o UFC 129 também terá mais duas grandes atrações na noite deste sábado. Na principal luta, o canadense Georges St. Pierre enfrentará um grande desafio para manter o cinturão da categoria meio-médios. Atuando em casa, o especialista em wrestling encarará o americano Jake Shields, que perdeu a única luta da carreira em 2004 para o japonês Akira Kikuchi.
Na entrevista coletiva antes do combate, St. Pierre, como costumeiramente faz, adotou um discurso respeitoso. "Eu sei que Jake Shields é um campeão. Ele é muito inteligente, perigoso, técnico e metódico, um atleta excepcional. Não acho que esse cinturão me pertence. Penso que sábado à noite, ele ficará no meio dos dois, quem ganhar, leva. Tenho a certeza que Jake trará o melhor do GSP", disse o lutador.
Enquanto St. Pierre colocará à prova toda a hegemonia na categoria dos meio-médios, Lyoto Machida entrará no octógono para recuperar o prestígio de um ex-campeão dos meio-pesados. No sábado, o brasileiro enfrentará o veterano Randy Coulture, um dos maiores nomes da história do esporte e membro do Hall da Fama do UFC.
Depois de defender o cinturão dos meio-pesados com a polêmica vitória na luta contra Mauricio Shogun Rua no UFC 104, Machida não conseguiu mais triunfar no evento. Em 8 de maio do ano passado, o atleta radicado no Pará perdeu o título na 113ª edição para o próprio Shogun, que acabou derrotado no último dia 19 de março por Jon Jones, o novo campeão da categoria.
A derrota para o curitibano "rebaixou" Machida para lutar contra Quinton Jackson, derrotado por Rashad Evans no 114, no dia 20 de novembro de 2010, na 123ª edição do evento. Diante de Rampage, o brasileiro mostrou maior agressividade e uma melhor forma; contudo, acabou extremamente prejudicado pelos juízes, os quais deram uma inacreditável vitória para o americano.
Agora diante de Couture, Machida terá a "última grande chance" de retornar ao caminho do cinturão. Uma derrota para o veterano e lendário atleta, que promete encerrar a carreira após este embate, poderá rebaixar Lyoto ainda mais dentro da categoria dos meio-pesados e tirar qualquer perspectiva de o paraense brigar pelo cinturão de Jon Jones a um curto prazo.
O card principal, no entanto, não se restringirá a estes três combates. Vindo de vitória sobre o brasileiro Alexandre Ferreira no UFC 122, o bielorrusso Vladimir Matyushenko encara o americano Jason Brilz, derrotado pelo brasileiro Rogério Minotouro na última vez em que subiu ao octógono (UFC 114).
A luta que abrirá a noite já preparará a torcida canadense para o combate de St. Pierre. O peso leve Mark Bocek contará com o apoio do público diante do americano Ben Henderson.
Confira as lutas do UFC 129:
Card Preliminar
Yves Jabouin x Pablo Garza
John Makdessi x Kyle Watson
Jason McDonald x Ryan Jensen
Ivan Menjivar x Charlie Valencia
Claude Patrick x Daniel Roberts
Sean Pierson x Jake Ellenberger
Nate Diaz x Rory MacDonald
Card Principal
Georges St-Pierre x Jake Shields
José Aldo x Mark Hominick
Randy Couture x Lyoto Machida
Jason Brilz x Vladimir Matyushenko
Mark Bocek x Ben Henderson