Jornalista esportivo italiano Giampiero Galeazzi morre aos 75
Ele era conhecido como uma das maiores vozes do esporte italiano
O jornalista e comentarista Giampiero Galeazzi, dono de uma das maiores vozes do esporte italiano, morreu nesta sexta-feira (12), aos 75 anos de idade.
Natural de Roma e apaixonado por remo, o popular jornalista esportivo também era conhecido como "Bisteccone" e suas narrações ficaram marcadas na história da televisão do país europeu.
Formado em economia e ex-remador, Galeazzi entrou no mundo do jornalismo nos anos 1970, quando foi contratado pela emissora pública "Rai". O italiano, no entanto, é muito lembrado pelas suas emocionantes narrações, principalmente nas finais do remo das Olimpíadas de 1988 e 2000, em Seul e Sydney, respectivamente.
Na Coreia do Sul, Galeazzi narrou a histórica medalha de ouro dos irmãos Giuseppe e Carmine Abbagnale. Já na Austrália, o jornalista esteve na transmissão da vitória da dupla de remadores Antonio Rossi e Beniamino Bonomi.
Galeazzi, um grande torcedor da Lazio, lutava contra uma severa diabetes há anos e sua última aparição na televisão foi em 2018, quando foi entrevistado por Mara Venier em uma edição do programa "Domenica In".
Diversas personalidades enviaram mensagens de condolências para Galeazzi, como o presidente da Lazio, Claudio Lotito, e a subsecretária de Esportes do governo italiano, Valentina Vezzali.
"Olá, Giampiero! Obrigado por ter vivido o esporte primeiro como atleta e depois como jornalista. Sua voz, cheia de entusiasmo e paixão, está ligada às lembranças de tantas emoções. Tenho certeza que esta noite o Estádio Olímpico também te lembrará na forma como você merece", escreveu Vezzali. .