PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Brasil ganha três ouros e duas pratas no tênis de mesa por equipes do Parapan

18 nov 2011 - 19h32
(atualizado em 19/11/2011 às 00h00)
Compartilhar

O quadro de medalhas do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara foi recheado pelo ótimo desempenho do País no tênis de mesa nesta sexta-feira. Na disputa por equipes, os brasileiros chegaram ao ouro em três categorias: C1-3, C6-8 e C9-10. Já na C4-5 masculina e feminina, os para-atletas brasileiros conseguiram o segundo lugar do pódio e a medalha de prata.

Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara

A disputa do tênis de mesa no Parapan é dividida por categorias enumeradas de 1 a 11. Quanto maior o número, maior a dificuldade dos jogadores na disputa. De 1 a 5 compreende atletas cadeirantes, de 6 a 10 reúne atletas andantes e a categoria C11 trata de andantes com deficiência mental.

Na disputa que reúne atletas C1, C2 e C3, Welder Camargo e David Andrade ficaram com o ouro depois de vencer os argentinos Fernando Eberhardt e Gonzalo Agosta por 3 partidas a 0 - as disputas são feitas no sistema melhor de cinco. O bronze ficou com a equipe do México, formada por Jesus Sanchez e Gabriel Zaldivar.

A Argentina, por outro lado, causou a única derrota brasileira em finais nesta sexta. Ezequiel Babes ainda conseguiu vencer uma partida, contra Gabriel Copola, mas, ao lado de Claudiomiro Segatto, ficou com a prata, enquanto o rival celebrou a vitória junto a Ernesto Rodríguez, na categoria C4-5. O terceiro lugar foi conquistado pelos americanos Emmanuel Siu e Andre Scott.

Já na disputa C6-8, Paulo Salmin e Carlo di Franco derrotaram os canadenses Ian Kent e Masoud Mojtahed por 3 partidas a 1 para garantir o título. Cristian Dettoni e Ruperto Morales, do Chile, garantiram o bronze. Entre as mulheres, Maria Pereira e Joyce de Oliveira caíram na final para as mexicanas Maria Arenales e Maria Paredes por 3 a 2.

Encerrando o dia dourado no tênis de mesa, na disputa mais apertada, Alexandre Lazarin e Carlos Carbinatti venceram os americanos Tahl Leibovitz e Wayne Lo por 3 a 2, conquistando o ouro. Eles competiram na categoria C9-10. O bronze foi novamente do México, com Rene Domingues e Miguel Vazquez.

Brasileiros da categoria  C9-10 comemoram a conquista no Parapan de Guadalajara
Brasileiros da categoria C9-10 comemoram a conquista no Parapan de Guadalajara
Foto: Cleber Mendes / FOTOCOM.NET / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade