PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Time de Duda reverte desvantagem, goleia e vai à final da Champions

7 abr 2012 - 16h19
(atualizado às 16h23)
Compartilhar

O Gyori, da armadora brasileira Duda Amorim, garantiu neste sábado a classificação para a final da Liga dos Campeões feminina de handebol. Depois de ter sido derrotado na partida de ida para o Oltchim por 35 a 31, na Romênia, o time húngaro reagiu atuando em casa e saiu de quadra com uma goleada por 31 a 23, que lhe valeu, com sobras, a vaga na decisão da principal competição interclubes do esporte.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Única brasileira sobrevivente na Liga dos Campeões, Duda deixou a quadra em Gyor com cinco gols marcados - apenas um a menos que a norueguesa Heidi Locke, melhor jogador do mundo na atualidade. A artilheira da equipe foi a central húngara Anita Görbicz, que marcou 12 vezes.

O resultado deste sábado confirmou o favoritismo do Gyori, que havia se classificado na primeira posição do Grupo 1, o mais complicado da segunda fase da Liga dos Campeões da Europa. A equipe de Duda Amorim conseguira a vaga na semi com relativa tranquilidade em uma chave que continha os dois finalistas da última edição da Champions: o norueguês Larvik, campeão em 2011 e que passou com a segunda posição neste ano, e o espanhol Itxako, da também armadora brasileira Deonise, que acabou eliminado.

O Itxako, aliás, foi o carrasco do Gyori na última edição da Liga dos Campeões feminina, eliminando o time de Duda na semifinal. Esta é apenas a segunda vez que o clube húngaro avança à decisão do torneio europeu - em 2009, a equipe foi vice-campeã, perdendo a decisão para o Viborg HK, da Dinamarca.

O adversário do Gyori na final deste ano da Liga dos Campeões será definido neste domingo, e o Buducnost, de Montenegro, é o mais cotado para obter a classificação. A equipe venceu a partida de ida contra o Larvik por 22 a 20 e, agora, poderá até perder por um gol de diferença em casa para obter a vaga.

A final do torneio europeu de handebol será realizado somente em maio, com o mesmo sistema de partidas de ida e volta desta fase semifinal. O primeiro confronto será agendado nos dias 5 ou 6, enquanto a grande decisão ficará marcada em 12 ou 13.

No mesmo dia em que Duda Amorim garantiu a presença do País na final da Liga dos Campeões feminina, a Seleção Brasileira perdeu a última oportunidade de garantir presença na Olimpíada de Londres. O time comandado pelo técnico espanhol Javier García Cuesta foi derrotado por 29 a 27 pela Hungria e, com duas derrotas em dois jogos, não tem mais chances de obter uma das duas vagas disponíveis no Pré-Olímpico de Gotemburgo, na Suécia.

Já a Seleção feminina, dirigida pelo dinamarquês Morten Soubak e que conta com Duda como titular absoluta na meia esquerda, tem vaga confirmada em Londres 2012 graças à medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. No final do ano passado, a equipe conseguiu uma inédita classificação no Mundial ao terminar na quinta colocação, no torneio realizado em São Paulo.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Tenista nº1 do mundo se assusta com ex-campeão do UFC:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade