Jorge Fanck assume Seleção feminina adulta de tênis de mesa
Profissional atuou nas categorias de base e estava sendo preparado pela CBTM
A Seleção Brasileira feminina de tênis de mesa tem um novo técnico. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) efetivou Jorge Fanck, nesta semana. Ele já trabalhava na entidade como treinador das equipes de base e substituirá Hideo Yamamoto
Ele já vinha sendo preparado pela CBTM para assumir um novo cargo. Jorge estava fazendo sucessivos estágios na França, há mais de um ano, interagindo com o francês Michel Gadal, responsável pela última grande revolução no tênis de mesa brasileiro, em 2009, com a “Rota do Alto Nível”.
Nas categorias de base, Jorge trabalhou com diversos nomes que hoje já alcançam as equipes principais, casos de Giulia Takahashi, Laura Watanabe, Victoria Strassburger, Leonardo Iizuka e Beatriz Kanashiro, citando apenas alguns. Jorge Luiz Fanck Júnior tem 36 anos, é natural de São Leopoldo (RS) e iniciou sua carreira na Sociedade Ginástica, na própria cidade. Atualmente, é técnico da Sogipa, em Porto Alegre (RS), além de ainda atuar no clube onde iniciou a carreira.Fanck se mostrou bastante contente com a indicação:
“É uma emoção indescritível. Pois é um trabalho de muito tempo, onde venho me dedicando, me preparando, estudando. Fui galgando, degrau a degrau, buscando o meu espaço. Primeiro com as seleções sub-11 e sub-13, depois com sub-15, juvenil, alguns eventos com o sub-23, duas experiências rápidas com o adulto e agora tenho essa oportunidade. Vale destacar todo o investimento feito pela CBTM em minha carreira, quando atuei na Detecção de Talentos, no Diamantes do Futuro, trabalhando com o Gadal. Sempre tive uma troca, uma interação muito boa com os técnicos de seleções e de outros clubes”.
O novo técnico diz que o trabalho anterior vinha sendo bem feito e quer buscar mais para a equipe brasileira no futuro.
“A Seleção vinha tendo um bom trabalho com o Hideo, é um técnico que trabalhou comigo em muitos eventos. Tivemos trocas de ideias e conversas sobre o tênis de mesa. Ele vinha buscando trabalhar a Seleção com renovação, com os atletas mais jovens. Estou motivado para seguir este trabalho e crescer ainda mais. Agora, sendo o técnico da Seleção principal, é estudar ainda mais. Estamos em busca de grandes feitos”.
Fanck falou também sobre os nomes que compõem a Seleção feminina frequentemente. Algumas atletas, como casos de Giulia Takahashi e Laura Watanabe já são velhas conhecidas da base. Bruna Takahashi foi dirigida por ele em uma edição do Mundial Sub-20, enquanto Luca Kumahara esteve nos Jogos Sul-Americanos, quando o profissional dirigiu a equipe masculina.
“Temos ótimos talentos na base, pois trabalhava com a base. Giulia, Laura, cada vez mais experientes. A Bruna Takahashi vem no seu melhor momento da carreira. O Luca está num momento muito tranquilo, está jogando mais solto. Tem um nome muito forte que é a Bruna Alexandre, uma das principais atletas paralímpicas do mundo, que conquistou o TMB Platinum no ano passado e garantiu uma vaga na Seleção olímpica também. É outro nome que a gente vai trabalhar, dar oportunidade, para formar o time mais forte possível. É trabalhar cada vez mais, ter mais interações entre as atletas consagradas e a gurizada vinda da base. Temos que conversar bastante para criar um ambiente muito positivo na Seleção”, finaliza.