1 evento ao vivo

Na 6ª, Brasil busca ouro no goalball e final no futebol de sete

6 set 2012
19h37

O bom desempenho do Brasil nos Jogos Paralímpicos pode ser coroado em mais dois esportes nesta sexta: o goalball, no qual o País está na final, e o futebol de sete, no qual os atletas nacionais buscam chegar à grande decisão. Além dos dois esportes coletivos, a delegação brasileira ainda estará presente na natação, atletismo, na bocha e no vôlei sentado masculino.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

No goalball masculino, os atletas brasileira já garantiram ao menos uma inédita medalha na modalidade. A final, marcada para às 16h (de Brasília), colocará o Brasil frente a frente com a Finlândia, primeira adversária do País no torneio. Na ocasião, melhor para os brasileiros: vitória por 8 a 5, resultado que os esportistas nacionais esperam repetir nesta sexta.

Já o futebol de sete corre atrás de sua primeira medalha de ouro. Prata em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, o Brasil enfrenta a favorita Rússia às 11h por uma vaga na final. No vôlei sentado, os atletas nacionais apenas disputam o quinto lugar no masculino, contra a seleção do Egito, às 10h.

Como é de praxe, a natação promete medalhas para o Brasil galgar posições no quadro de medalhas. A disputa mais aguardada do dia será nos 50 m borboleta S5, prova que envolve André Brasil e Clodoaldo Silva. Além de ambos, o País terá Matheus Reine (400 m livre S11), Joana Neves (50 m borboleta S5) e Raquel Viel (50 m livre S12).

Outro esporte que tem contemplado a delegação nacional com uma grande quantidade de medalhas é o atletismo. Nesta sexta, o Brasil aparece com Alice Corrêa (salto em distância F11/F12), Edson Pinheiro (200 m T38), Thierb Siqueira (200 m T12), Ariosvaldo Silva (200 m T53), Daniel Silva, Felipe Gomes e Lucas Prado (100 m T11), Odair Santos (5.000 m T11) e Alan Fonteles (400 m T44).

A bocha individual, por sua vez, tem um ótimo desempenho do Brasil. Das quatro categorias, o Brasil marca presença em três com semifinais. Na BC2, Maciel Santos enfrenta o chinês Kai Zhong às 13h55, enquanto que na BC4 haverá um duelo totalmente nacional: Dirceu Pinto contra Eliseu dos Santos, também às 17h55. Já na BC1, José Oliveira enfrenta tailandês Pattaya Tadtong às 12h20.

Homens do goalball enfrentam a Finlândia nesta sexta na decisão pela medalha de ouro
Homens do goalball enfrentam a Finlândia nesta sexta na decisão pela medalha de ouro
Foto: Bruno de Lima/CPB / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade