Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Vancouver encara dificuldades para tirar mendigos das ruas

4 fev 2010 - 19h56
Compartilhar
Tarian Chaud
Direto de Vancouver

No próximo dia 12, o BC Place Stadium recebe a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver. Mas a pompa do estádio, com capacidade para 55 mil pessoas sentadas, contrasta com o que se vê a apenas três quarteirões dali. É na região de Downtown Eastside que vive a maioria dos mendigos da cidade-sede da Olimpíada.

Cerca de 700 deles moram nas ruas que cercam o local da abertura dos Jogos. Muito se discute em Vancouver sobre qual imagem a cidade passará com a presença desses desabrigados durante um evento com acompanhamento do mundo todo.

A questão é complexa, já que não basta querer tirá-los dali. É preciso encontrar um lugar para onde levar estes mendigos e, por incrível que pareça, fazer com que eles aceitem deixar as ruas.

A população de mendigos de Vancouver é composta em sua maioria por pessoas com problemas psíquicos e por usuários de drogas. No Canadá, eles recebem ajuda financeira do governo e, com isso, muitos se contentam com o dinheiro que ganham, deixando de pensar em mudar de vida.

"Não dá para simplesmente fazê-los desaparecer, limpar a área e jogá-los em qualquer lugar, como aconteceu nos EUA antes das Olimpíadas de Atlanta e Salt Lake City. Aqui em Vancouver não faremos isso de forma alguma", assegura Sean Spear, diretor da Rain City, organização que faz parte da BC Housing - órgão designado pelo governo para fornecer abrigo e alimentação aos sem-teto.

Uma cena flagrada em um cruzamento da Robson Street - principal rua de compras de Vancouver - exemplifica bem a situação. Um pedestre chama a atenção de um motorista que fala ao celular enquanto dirige. O mendigo, que presencia a cena de perto, diz: "Viu só a bronca? Isso e fantástico. Amo essa cidade. Todos os dias venho aqui e deixo a vida passar. Não perco isso por nada".

Na cidade-sede da Olimpíada de Inverno é comum ver também mendigos lendo livros nos parques e pedindo esmolas com as mais diversas abordagens. Um deles, por exemplo, conseguiu dinheiro depois de mostrar muita educação e elogiar os chapéus e casacos de um casal de turistas. E outro pendurou um cartaz no pescoço - "Hoje é meu 52º aniversário" - para tentar ser presenteado com moedas.

Maioria dos mendigos de Vancouver vive na região de Downtown Eastside, próximo ao local da abertura dos Jogos de Inverno de 2010
Maioria dos mendigos de Vancouver vive na região de Downtown Eastside, próximo ao local da abertura dos Jogos de Inverno de 2010
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra