Valencia exige retratação por 'falsidades' em documentário sobre Vini Jr na Netflix
Obra mostra trajetória do atacante e aborda episódio que gerou condenação de torcedores do Valencia por racismo
Valencia exigiu retratação da Netflix por documentário que aborda racismo contra Vini Jr, alegando falsidades e reservando-se o direito de tomar medidas legais.
O Valencia Club de Fútbol exigiu uma retratação da Netflix pelo documentário Baila, Vini, que narra a trajetória do jogador de futebol Vinicius Júnior no Real Madrid e aborda episódios de racismo sofridos pelo jogador.
Um dos momentos centrais da produção é uma partida do clube madrilenho contra o Valencia em 2023. Na ocasião, parte da torcida no Estádio Mestalla gritou insultos racistas ao atacante.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em nota publicada na conta oficial do time no X, o clube espanhol afirmou que o documentário apresenta "falsidades" sobre sua torcida e cobrou uma retificação imediata da produtora.
"Diante das injustiças e falsidades cometidas contra os torcedores do Valencia CF, o Clube exigiu por escrito uma retificação imediata da produtora do documentário sobre o ocorrido no Mestalla, o que é inconsistente com a realidade. A verdade e o respeito pelos nossos fãs devem prevalecer. O Valencia CF reserva-se o direito de tomar medidas legais", diz a publicação.
🦇 Ante la injusticia y falsedades cometidas con la afición del Valencia CF, desde el Club hemos exigido por escrito una rectificación inmediata a la productora del documental por lo ocurrido en Mestalla y que no se corresponde con la realidad. La verdad y el respeto a nuestra… https://t.co/3Xy66YnL3b
— Valencia CF (@valenciacf) May 19, 2025
Segundo o jornal Marca, o Valencia alega que os gritos da torcida eram "tolo", e não "mono" — que significa "macaco" em espanhol. A direção do clube também proibiu o acesso das câmeras da produtora ao estádio durante as gravações.
O episódio citado ocorreu em 21 de maio de 2023 e gerou grande repercussão internacional. Na ocasião, Vinicius Júnior chorou em campo e o jogo foi interrompido por cerca de cinco minutos. Vídeos com as ofensas e a reação do jogador circularam amplamente nas redes sociais e na imprensa.
Três torcedores foram posteriormente identificados e condenados a oito meses de prisão, além de serem proibidos de frequentar estádios por dois anos. O Valencia também foi multado em € 45 mil. Até o momento, a Netflix não se manifestou sobre o pedido de retratação feito pelo clube.