Uefa cria novo torneio de seleções: a Liga das Nações
O comitê executivo da Uefa aprovou nesta quinta-feira, em Nyon, o formato final da Liga das Nações, novo torneio que começa a ser disputado em 2018/19. A entidade divulgou ainda o calendário da competição, que vai reunir todas as seleções da Europa, vai ter quatro divisões e contará até com acesso e rebaixamento.
A Liga das Nações vai começar sempre nas primeiras datas Fifa seguintes aos principais torneios disputados pelas seleções do continente: Eurocopa e Copa do Mundo. A primeira edição terá início em setembro de 2018, depois da Copa do Mundo da Rússia, e a final será em junho de 2019.
O torneio será dividido em quatro divisões, e na primeira edição, as seleções serão definidas através do ranking da Uefa - serão quatro grupos com três ou quatro equipes, cada. Os vencedores de cada chave conseguem o acesso, enquanto os lanternas caem. Na elite, os líderes fazem as semifinais, e finalmente, a decisão.
Além da vaga nas semifinais da Liga das Nações, os líderes de cada grupo da principal divisão ainda vão estar já garantidos na Eurocopa seguinte, sendo mais uma motivação para o torneio.