PUBLICIDADE

Tite deve repetir escalação pela 2ª vez desde que assumiu

Treinador anunciou que usaria a mesma formação usada contra a Áustria

15 jun 2018 - 09h05
(atualizado às 09h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O técnico Tite deverá repetir a escalação do amistoso contra a Áustria na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no próximo domingo, contra a Suíça, em Rostov. Nesta quinta-feira o comandante não escondeu a formação da imprensa e deve ir a campo com Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

A única vez em que Tite repetiu a escalação foi em seus dois primeiros jogos no comando da Seleção Brasileira, ainda em 2016, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Na ocasião, o time que venceu o Equador por 3 a 0 foi o mesmo que superou a Colômbia por 2 a 1: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

O técnico Tite, comandando a Seleção em jogo contra a Áustria
O técnico Tite, comandando a Seleção em jogo contra a Áustria
Foto: Leonhard Foeger / Reuters

Do time que iniciou a trajetória de Tite na Seleção Brasileira para este que deve estrear na Copa do Mundo da Rússia há três mudanças. Em decorrência da lesão de Daniel Alves, Danilo assumiu a lateral-direita. Marquinhos deu lugar a Thiago Silva, seu companheiro no Paris Saint-Germain, enquanto Renato Augusto acabou saindo de cena para a entrada de Coutinho, mais centralizado.

Apesar de o time ideal para a estreia do Brasil na Copa ser composto por quatro jogadores de ataque e contar com apenas dois meio-campistas de características mais defensivas, o técnico Tite não deverá manter seu esquema intacto independentemente da partida que terá pela frente. Conta seleções de maior expressão, a tendência é que o Brasil jogue com três volantes.

Um exemplo disso foi o amistoso de março contra a Alemanha, em Berlim. Na ocasião, Tite foi a campo com Casemiro, Fernandinho e Paulinho, este com mais liberdade para chegar ao ataque. Dias antes, contra a Rússia, a Seleção Brasileira iniciou a partida com apenas dois volantes (Casemiro e Paulinho), com Douglas Costa no lugar de Fernandinho.

Resta saber se haverá outras variações além de três volantes ou quatro jogadores de ataque na Seleção Brasileira. Uma das possibilidades é a presença de Firmino ao lado de Gabriel Jesus, uma vez que o jogador do Liverpool não é visto como alguém que possui exatamente as mesmas características de seu concorrente de posição. Como o técnico Tite vem fechando todos os treinamentos que pode antes da estreia no Mundial, a resposta só será dada no decorrer do torneio.

Veja também

Torcedores comemoram a vitória da Rússia em Moscou :
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade