Portugal e México duelam em meio a interrogações sobre futuro de CR7
Portugal e México se enfrentarão neste domingo, na Kazan Arena, em um dos jogos mais atrativos da primeira fase da Copa das Confederações, válido pelo grupo A, em que a Rússia largou na frente ao vencer a Nova Zelândia por 2 a 0, em São Petersburgo.
A partida, é claro, atrai os holofotes por causa da presença em campo do craque Cristiano Ronaldo, principal jogador da competição. O camisa 7 da seleção lusa é presença certa em campo na seleção comandada por Fernando Santos, embora a cabeça dele possa estar nos problemas fiscais surgidos na Espanha.
O português foi acusado pela Promotoria de Madri por sonegar impostos referentes a direitos de imagem por quatro anos, de forma "voluntária" e "consciente". A suposta fraude giraria em torno de 14,7 milhões de euros (R$ 54,6 milhões) e poderia fazer com que o atacante fosse condenado à prisão.
Por causa do escândalo, Cristiano Ronaldo teria manifestado interesse de deixar o Real Madrid, para não viver mais na Espanha. A informação, não confirmada pelo jogador, caiu como uma bomba no futebol europeu, já com especulações surgindo, como volta para o Manchester United, ida para a China, interesse do Milan.
A interrogação sobre as condições de CR7 no jogo é a principal que paira sobre a seleção campeã europeia, embora o técnico Fernando Santos tenha descartado qualquer preocupação de que isso pode prejudicar o desempenho na Copa das Confederações.
"A seleção apoia Cristiano. Estamos muito unidos porque nos apoiamos incondicionalmente", disse o comandante.
Na escalação para a estreia no torneio, o treinador tem duas dúvidas, uma na zaga, entre Pepe e Bruno Alves, com o segundo levando vantagem pelos problemas físicos do agora ex-Real Madrid, e outra no ataque, entre o experiente Nani e o jovem e promissor André Silva, recém-negociado pelo Porto com o Milan.
O México, por sua vez, entra no torneio disputado na Rússia na condição de único campeão em campo, já que Argentina e Dinamarca, que venceram na fase anterior à organização da Fifa, França e Brasil, não conseguiram garantir vaga para a edição deste ano. O retrospecto, no entanto, é ignorado pelos atuais membros da seleção.
"Portugal é o grande favorito para ganhar a Copa das Confederações. Cristiano é um grande jogador, mas vamos fazer o nosso trabalho. Portugal não é só Ronaldo, tem muitos bons jogadores e experimentados", afirmou o zagueiro Miguel Layún.
A seleção vem em ótima fase, sob o comando do colombiano Juan Carlos Osorio e está muito perto de garantir vaga na próxima edição da Copa do Mundo. A 'Tri' lidera o hexagonal final das Eliminatórias e precisa de uma vitória sobre o Panamá e empate com a Costa Rica, nas próximas duas rodadas, para carimbar passaporte ao torneio.
Desde que assumiu, o ex-São Paulo acumulou 18 vitórias, três empates e só duas derrotas, mas, um dos reveses é doloroso, já que o México foi batido pelo Chile por 7 a 0, pelas quartas de final da Copa América Centenario, o que chegou a abalar o trabalho de Osorio.
Para o jogo contra os portugueses, o colombiano deve escalar força máxima, com direito a rápido ataque formado por Chicharito Hernández, Oribe Peralta e Carlos Vela, municiados, especialmente, por Jonathan dos Santos.
Prováveis escalações:.
Portugal: Rui Patrício; Soares, Fonte, Bruno Alves (ou Pepe) e Guerreiro; William Carvalho, Moutinho e André Gomes; Gélson Martins, Nani (ou André Silva) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Snatos.
México: Ochoa; Alanís, Reyes, Moreno e Salcedo; Herrera, Jonathan dos Santos e Fabián; Hernández, Lozano e Vela. Técnico: Juan Carlos Osorio.
Árbitro: Néstor Pitana (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti.
Estádio: Kazan Arena, em Kazan (Rússia).