Barcelona domina premiação de revista; Neymar é destaque jovem
O campeão europeu Barcelona e seus jogadores dominaram os prêmios anuais da revista World Soccer, com o atacante argentino Lionel Messi apontado como melhor jogador do mundo em 2011.
Josep Guardiola foi escolhido o treinador do ano e os comandados dele ganharam o prêmio de equipe do ano, após uma temporada em que venceram o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões da Europa.
O atacante Neymar, 19 anos, melhor jogador brasileiro e destaque do Santos campeão da Copa Libertadores da América 2011, foi eleito o melhor jogador jovem do ano.
Messi obteve mais de 60% dos votos na pesquisa anual realizada entre os leitores da revista britânica em mais de 40 países, uma quantidade recorde desde que os prêmios começaram a ser distribuídos, em 1982. É a segunda vez que o argentino, 24 anos, lidera a sondagem. Ele também venceu em 2009.
O português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, terminou em segundo lugar, com 9,3% dos votos, enquanto o ganhador do ano passado, o espanhol Xavi -companheiro de Messi no Barcelona, foi terceiro, com 7,6%. Messi, C. Ronaldo e Xavi são os finalistas do prêmio da Fifa de melhor do mundo.
Entre os treinadores, Guardiola ficou à frente do uruguaio Oscar Tabárez, que este ano ganhou a Copa América com a seleção nacional, e do técnico do Manchester United, o escocês Alex Ferguson, que levou o time ao título do Campeonato Inglês e à final da Liga dos Campeões.