1974 Em 2 de junho de 1974, Pelé e Pedro Rocha se encontram no clássico Santos x São Paulo pelo Campeonato Brasileiro; duelo terminou empatado por 1 a 1, com gols de Brecha (Santos) e Mirandinha (São Paulo)
Foto: Gazeta Press
O ex-jogador Pedro Rocha, ídolo do São Paulo e da seleção uruguaia, morreu na noite dessa segunda-feira, em São Paulo, aos 70 anos. O ex-atleta sofria de atrofia do mesencéfalo (doença degenerativa que o impedia de andar e falar, além de causar dano à visão, e se agravou nos últimos anos).
O vereador paulistano Marco Aurélio Cunha, ex-dirigente do São Paulo, confirmou e lamentou a morte de Pedro Rocha em sua conta no Twitter.
Pedro Rocha completaria 71 anos nesta terça-feira. Nascido na cidade de Salto, no Uruguai, o ex-jogador era um dos ídolos de Pelé, que chegou a dizer que o uruguaio era um dos cinco maiores jogadores do mundo. O Verdugo, como era apelidado, tinha chute fortíssimo, cabeceios arrasadores e excelente visão de jogo.
Pedro Rocha chegou ao Brasil para atuar pelo São Paulo, em 1971, depois de grande carreira no Peñarol, onde foi revelado e conquistou, entre outros títulos, três vezes a Copa Libertadores e duas o Mundial Interclubes. No clube paulista, foram 393 jogos e 119 gols marcados, marca que o coloca como o 12º maior artilheiro da história são-paulina. Jogou quatro Copas do Mundo (de 1962 a 1974), sendo o único uruguaio a conseguir o feito.
Pedro Rocha jogou quatro Copas do Mundo (de 1962 a 1974), sendo o único uruguaio a conseguir o feito
Foto: Peñarol TV / Reprodução
O ex-jogador foi homenageado pelo São Paulo pela última vez no ano passado, durante partida contra o Corinthians, na véspera de seu aniversário de 70 anos. Antes disso, havia sido lembrado em uma série especial de camisas lançada pela antiga fornecedora de material esportivo em reconhecimento aos ídolos uruguaios do clube.
Neste ano, estava prevista a disputa de um amistoso entre São Paulo e Peñarol, em janeiro, com o intuito de reverter a renda do jogo à sua família. A partida, contudo, foi cancelada a pedido do clube uruguaio, que teria sua pré-temporada prejudicada pela viagem à capital paulista.
1962 Em jogo no dia 2 de junho, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo, o Uruguai não foi páreo para a Iugoslávia e perdeu por 3 a 1; Pedro Rocha é o primeiro jogador à direita na foto
Foto: AP
1966 Na abertura da Copa do Mundo de 1966, em 11 de julho, Inglaterra e Uruguai ficam no empate por 0 a 0 no Estádio de Wembley; no lance, Pedro Rocha tenta o desarme em Roger Hunt
Foto: Getty Images
1966 Pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo de 1966, em 15 de julho, Pedro Rocha comemora o primeiro gol da vitória sobre a França no antigo White City Stadium; os uruguaios venceram por 2 a 1
Foto: Getty Images
1969 O Uruguai recebeu o Chile no Estádio Centenário em jogo no dia 10 de agosto, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 1970, e venceu por 2 a 0; agachado, Pedro Rocha segura a flâmula celeste
Foto: AP
1971 Em jogo das faixas entre São Paulo, campeão paulista, e Fluminense, campeão carioca, Pedro Rocha recebe a homenagem pelo título estadual
Foto: Gazeta Press
1973 Pedro Rocha enfrenta o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro de 1973; São Paulo foi o vice-campeão do torneio, perdendo o título para o Palmeiras
Foto: Gazeta Press
1974 Em 2 de junho de 1974, Pelé e Pedro Rocha se encontram no clássico Santos x São Paulo pelo Campeonato Brasileiro; duelo terminou empatado por 1 a 1, com gols de Brecha (Santos) e Mirandinha (São Paulo)
Foto: Gazeta Press
1974 Em jogo pela primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 1974, Pedro Rocha e Johan Cruyff dividem o gramado do Niedersachsenstadion, na cidade de Hanover; partida em 15 de junho terminou com vitória holandesa por 2 a 1
Foto: AP
1977 Ademir da Guia e Pedro Rocha se encontram em duelo Palmeiras x São Paulo Campeonato Paulista de 1977
Foto: Gazeta Press
1979 Em rápida passagem pelo Palmeiras, Pedro Rocha comemora com Jorge Mendonça a vitória sobre o Botafogo de Ribeirão Preto pelo Campeonato Paulista; a partida em 1º de julho terminou 3 a 0 para os palmeirenses