3 eventos ao vivo
Logo do Liga dos Campeões
Foto: Terra

Liga dos Campeões

Neymar fecha temporada perfeita com gol e co-artilharia

Gol nos deu co-artilharia da competição ao brasileiro, do lado de Messi e Cristiano Ronaldo, e fechou temporada invencível do Barça

6 jun 2015
18h22
atualizado às 18h24
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Pode ser contra o Oeste, no Campeonato Paulista, ou a Juventus, na final da Liga dos Campeões da Europa. Desde o primeiro toque na bola na decisão deste sábado, no Estádio Olímpico de Berlim, Neymar mostrou a personalidade e tranquilidade tão características do seu futebol típicas do início na equipe profissional do Santos. Em uma grande noite, o brasileiro colocou o ponto final na temporada perfeita do Barcelona com o gol que fechou o ano da segunda Trípice Coroa da história do clube.

O começo do jogo não foi o ideal. O time catalão tomou um pequeno sufoco na saída de bola, e o camisa 11 demorou a ser acionado. Quando foi, mostrou estar em casa. Diante do suíço Lichtsteiner, seu principal marcador na noite, o atacante partiu para cima com irreverência, pedalando e gingando até que um segundo defensor tocasse para fora.

Neymar completa para fazer o gol que selou título do Barcelona
Neymar completa para fazer o gol que selou título do Barcelona
Foto: Michael Probst / AP

Quando recebeu mais avançado, Neymar não fez firula. Primeiro errou o domínio, mas se ajustou diante da defesa da Juventus e deu um tapa para Iniesta, que se infiltrou e teve a chance de chutar, mas não foi egoísta e deixou para Rakitic abrir o marcador.

Menos acionado que Messi, Neymar foi o mais eficaz do badalado trio MSN na etapa inicial, já que Suárez apareceu em poucos momentos. O brasileiro jogou na ponta esquerda, de onde partiu na direção do meio, pois a última linha de defesa adversária estava bem postada, impedindo dribles para frente.

Neymar comemora terceiro gol
Neymar comemora terceiro gol
Foto: Frank Augstein / AP

O camisa 11, que na sexta disse que realizava um sonho ao jogar a decisão, não poupou esforços quando estava sem a bola, fosse em situações de ataque ou defesa. Sempre em movimento, Neymar auxiliou na marcação pressão catalã, que resultou em roubadas de bola na intermediária.

Em uma delas, o atacante interceptou um passe de Buffon a Lichtsteiner e cruzou de pronto para Suárez. O levantamento, no entanto, foi centímetros acima do alcance do uruguaio, que escorou , mas não desviou para a meta do goleiro italiano.

Alvo de polêmicas por uma carretilha contra o Athletic Bilbao na Copa do Rei, Neymar teve uma noite objetiva, sem ser espetacular.  O comprometimento defensivo, no entanto, falhou aos 10min da etapa complementar.

Neymar comemora terceiro gol do Barcelona
Neymar comemora terceiro gol do Barcelona
Foto: Michael Probst / AP

Acompanhando Lichtsteiner no ataque, o brasileiro e Jordi Alba se confundiram com um lindo passe de calcanhar de Marchisio para o lateral direito, que fez o cruzamento providencial para o empate da Juventus sair.

O Barça retomou a frente com Suárez, e Neymar logo fez o terceiro. Foi para a galera comemorar e depois percebeu que a cabeçada - com uma ajuda involuntária da mão - não valeu.

Em nada mudou a postura do maior jogador brasileiro do momento. Autor de gols em finais de Copa Libertadores, Copa das Confederações, Copa do Brasil e Campeonato Paulista, o camisa 11 esperou até o último lance da final para ter a chance de deixar a sua marca, que veio em um contragolpe fulminante.

Neymar reclama de gol anulado; no final, ele deixou o dele
Neymar reclama de gol anulado; no final, ele deixou o dele
Foto: Lluis Gene / AFP

De pé esquerdo, Neymar fuzilou no contrapé de Buffon para confirmar o 3 a 1 que deu o pentacampeonato europeu ao Barcelona. De quebra, na segunda Liga dos Campeões, o atacante fez o 10º gol, encerrando a competição como artilheiro ao lado de, apenas, Cristiano Ronaldo e o colega Lionel Messi.

Aos 23 anos, Neymar está só começando e já fez algo que seus ídolos Ronaldo e Romário jamais fizeram: levantar a taça da Champions.

 

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade