"Esquecido" por Mano e global, Neymar é 13º em prêmio da Fifa
Único brasileiro entre os melhores jogadores do mundo, Neymar esteve longe de conquistar a Bola de Ouro, entregue nesta segunda-feira a Lionel Messi. Ele ficou em 13º na eleição, já que recebeu 0,61% dos votos entre treinadores, capitães e jornalistas mundoa fora. Curiosamente, o santista não foi citado por nenhum profissional de mídia. Nem mesmo o narrador Cleber Machado, da Rede Globo, colocou o atacante do Santos entre os três melhores, assim como o ex-técnico da Seleção, Mano Menezes.
De acordo com Cleber Machado, os três melhores jogadores do mundo em 2012 foram Lionel Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo, nesta ordem. Além dele, pelo Brasil participaram da votação Mano Menezes, quando ainda era treinador da Seleção, e Thiago Silva, por ser capitão da equipe nacional. Mano votou em Cristiano Ronaldo, Messi e Falcao García. Já Thiago preferiu Messi, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic.
As citações a Neymar vieram de lugares inusitados. Ele foi lembrado, por exemplo, pelos capitães da República Dominicana, Equador, Granada, Jamaica, Malawi, Moçambique, Nigéria e Panamá, sendo que o capitão de Sri Lanka o colocou como segundo melhor.
Já entre os treinadores ele teve ainda mais moral, pois foi apontado como segundo melhor do mundo no Camboja, Granada, Madagascar e Somália. Os técnico de Ilhas Cayman, Comores, República Dominicana, Panamá e Vanuatu ainda o colocaram como terceiro melhor de 2012.
Veja o ranking completo de todos que foram votados na premiação da Fifa:
1º Lionel Messi
2º Cristiano Ronaldo
3º Alessandro Iniesta
4º Xavi Hernández
5º Falcao García
6º Iker Casillas
7º Andrea Pirlo
8º Didier Drogba
9º Robin Van Persie
10º Ibrahimovic
11º Xabi Alonso
12º Yaya Touré
13º Neymar
14º Mesut Özil
15º Wayne Rooney
16º Gianluigi Buffon
17º Sérgio Agüero
18º Sergio Ramos
19º Manuel Neuer
20º Sergio Busquets
21º Gerard Piquet
22º Karim Benzema
23º Mario Balotelli