Script = https://s1.trrsf.com/update-1778180706/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Publicidade

Bizarro! Time do Sudão é campeão nacional por outros dois países

Al-Hilal Omdurman disputa competições fora de seu território desde o início do conflito armado e alcança feito inédito no futebol mundial

14 mai 2026 - 10h18
(atualizado às 10h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Al-Hilal Omdurman, do Sudão, conquistou a Liga de Ruanda desta temporada e alcançou um feito inédito (e biarro!)  no futebol mundial. Em meio à Guerra Civil que atinge o país africano desde 2023, o clube precisou disputar competições fora do território sudanês e, agora, levanta mais um troféu internacional.

A Guerra Civil no Sudão colocou o governo, controlado pelas Forças Armadas, contra as Forças de Apoio Rápido, grupo paramilitar que atua no conflito. Desde então, o cenário de instabilidade obrigou clubes tradicionais do país, como o Al-Hilal e o rival Al Merreikh Obeid, a buscarem espaço em ligas estrangeiras para manterem suas atividades esportivas.

O Al-Hilal Omdurman, do Sudão, conquistou a Liga de Ruanda desta temporada – Reprodução/Instagram
O Al-Hilal Omdurman, do Sudão, conquistou a Liga de Ruanda desta temporada – Reprodução/Instagram
Foto: Jogada10

Nesse contexto, o Al-Hilal acumulou títulos em diferentes países nos últimos anos. Na temporada 2023/2024, a equipe venceu a Liga da Mauritânia. Pouco depois, em junho do mesmo ano, conquistou a miniliga organizada no Sudão. Já na temporada 2025/26, o clube dominou o Campeonato Ruandês e terminou a competição com ampla vantagem sobre os adversários.

Porém, apesar da conquista histórica, o Al-Hilal ainda não garantiu vaga na Champions League da África. A Confederação Africana de Futebol (CAF) exige que os clubes se classifiquem por meio de suas ligas nacionais. Por isso, a equipe deverá retornar ao Sudão para disputar um minitorneio que definirá os representantes do país nas competições continentais.

Reprodução / Instagram - Legenda: O Al-Hilal Omdurman, do Sudão, conquistou a Liga de Ruanda
Reprodução / Instagram - Legenda: O Al-Hilal Omdurman, do Sudão, conquistou a Liga de Ruanda
Foto: Jogada10

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra