PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Real Madrid

Jornalista da ESPN faz forte desabafo ao vivo e ressalta posturas de Vini Jr e Rodrygo contra o racismo

Breiller Pires iniciou o 'Linha de Passe' condenando os últimos episódios de racismo na Espanha contra o camisa 20 do Real Madrid

19 set 2022 - 11h18
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Após os últimos episódios de racismo na Espanha envolvendo o atacante brasileiro do Real Madrid, Vini Jr, o jornalista Breiller Pires, da ESPN, iniciou o programa "Linha de Passe" comentando sobre o assunto. Ele elogiou a ação dos jogadores brasileiros em dançar na comemoração do primeiro gol dos Merengues no clássico madrileno após as "ameaças" do meio-campista Koke. E direcionou fortes comentários em relação aos torcedores do Alético de Madrid e ao treinador Carlo Acelloti.

Vinicius Júnior tem sido assunto nos programas esportivo pelo mundo (Foto: Reprodução/ESPN)
Vinicius Júnior tem sido assunto nos programas esportivo pelo mundo (Foto: Reprodução/ESPN)
Foto: Lance!

- Meu destaque vai para Vinícius Júnior e Rodrygo. Essa dupla nos deu muita alegria hoje, não só pela vitória do Real Madrid sobre o Atlético, mas também pelo que fizerem. Uma sambada redentora para todos nós, latino-americanos, para o povo preto, para todos que lutam contra o racismo. Uma sambada para mostrar aos racistas do mundo inteiro que eles estão derrotados, sempre - iniciou.

Na sequência, o jornalista detonou as ofensas racistas dos torcedores do Atleti a Vini Jr neste domingo. Durante o pré-jogo do clássico colchoneros chamaram o atacante brasileiro de "macaco".

- Uma sambada na cara dos racistas europeus. Porque se orgulham muito de ter descoberto o Brasil, a América, como se não existisse nada aqui antes. Mas, eles não dizem que inventaram o racismo. Não é um produto nosso (o racismo). É um produto da colonização, da violência, da escravidão, isso está na conta deles (...) Ficou claro na atitude de torcedores do Atlético antes do jogo, xingando o Vinicius Junior, chamando-o de macaco. E isso não tem margem para dizer que foi mal interpretado, que tiraram do contexto - pontuou.

Por último, ele rebateu as falas do treinador do Real Madrid, Carlo Ancelloti, que minimizou o caso de racismo contra o atacante brasileiro.

- E é bom para esfregar na cara do senhor Acelloti, que disse que não existe racismo na Espanha. Existe sim, como no mundo inteiro. E hoje Vinícius JR e Rodrygo com aquela sambada conseguiram fazer um gesto de protesto para mostrar que estão do lado certo da história. E também para nos sentirmos orgulhos dos jogadores brasileiros não só pelos dribles e gols - completou.

PEDIDO DE DESCULPAS

Após a repercussão internacional sobre as falas do empresário espanhol Pedro Bravo, que disse que o atacante Vini Jr teria de "parar de fazer macaquice", o programa da TV espanhola "El Chiringuito" se manifestou sobre o assunto. Neste domingo, o apresentador Josep Pedrerol leu um posicionamento editorial o qual afirma que a expressão não tem cunho racista no país.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade