Garrincha é 'esquecido' em homenagem da CBF a camisas 7
Jogador conquistou dois mundiais pela Seleção; 'traição' e 'pecado', dizem torcedores
A CBF enfrentou críticas intensas após excluir Garrincha, ícone da camisa 7 e líder nas Copas de 1958 e 1962, de uma homenagem a jogadores que vestiram o número pela Seleção Brasileira.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi alvo de críticas nas redes sociais após publicar um vídeo exaltando jogadores que vestiram a camisa 7 da Seleção Brasileira, mas não incluir o Mané Garrincha, um dos maiores nomes da história do futebol nacional.
A postagem foi feita nesta quarta-feira, 14, e trouxe nomes de diferentes épocas, mas deixou de fora o ponta-direita que brilhou nas Copas de 1958 e 1962.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Só quem viveu sabe", diz a legenda da publicação, que traz uma montagem com fotos de atletas da Seleção. "A camisa 7 amarelinha é sinônimo de classe, categoria e muito futebol", continua a postagem.
Entre os nomes que aparecem nas imagens estão Adriano Imperador, Jairzinho, Bebeto, David Neres, Neymar, Lucas Paquetá, Vini Jr., Hulk, Gabriel Martinelli, Richarlison, Ronaldinho Gaúcho, Elano, Rodrygo e Diego Costa.
SÓ QUEM VIVEU SABE! 7️⃣
A camisa 7 amarelinha é sinônimo de classe, categoria e MUITO futebol. ⚽️ pic.twitter.com/IcbLY6Thto
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 14, 2025
A omissão de Garrincha provocou reações indignadas.
"Qual número o Garrincha usava na seleção?", questionou um perfil nos comentários da publicação. "Isso é mais do que um erro, é um pecado", disse outro torcedor. "Garrincha te ajudou a ter duas estrelas no peito. Você pagou com traição a quem sempre te deu a mão!", pontuou uma terceira conta.
Garrincha foi peça fundamental na conquista dos dois primeiros títulos mundiais do Brasil, especialmente em 1962, quando liderou o time após a lesão de Pelé. Ele jogou 60 partidas pela Seleção entre 1955 e 1966, com 52 vitórias, sete empates e apenas uma derrota. Garrincha marcou um total de 12 gols.
Procurada pelo Terra, a CBF não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. O espaço está aberto para manifestação.