FIFA muda seu protocolo em meio a Copa do Mundo
A Fifa decidiu alterar o protocolo de operação do árbitro de vídeo durante a Copa do Mundo e adotará uma nova medida a partir das quartas de final. No confronto entre França e Marrocos, disputado nesta quinta-feira (09), o VAR contará com árbitros de vídeo presentes no próprio estádio, em Boston, como forma de reduzir o risco de problemas técnicos e de comunicação durante a partida.
Até então, toda a operação principal do VAR seguia concentrada no Centro Internacional de Transmissão (IBC), em Dallas, no Texas. Com a mudança, o árbitro de vídeo suplente ficará no estádio para atuar como um plano de contingência caso ocorra alguma falha de conexão entre a central e o palco do jogo. Dessa forma, o suporte à arbitragem poderá continuar sem interrupções.
A nova configuração não substitui a central de Dallas, que continua responsável pela operação oficial do VAR em todas as partidas da competição.
O objetivo da presença dos profissionais em Boston é apenas garantir que a comunicação entre os árbitros seja mantida caso algum problema técnico afete a estrutura principal, evitando qualquer paralisação do confronto.
Os regulamentos da Fifa determinam que uma partida não pode ser suspensa em razão de falhas na tecnologia do árbitro de vídeo. Por isso, a entidade optou por reforçar a estrutura operacional nesta fase decisiva da Copa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.