Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Everton recebe aprovação final para construção de novo estádio para 53 mil pessoas

Nova arena do clube inglês será construída na área das docas de Liverpool e deve ficar pronto em 2024

26 mar 2021 - 21h07
Compartilhar
Exibir comentários

O Everton recebeu a aprovação que faltava do governo britânico para a construção de seu novo estádio. A previsão é começar a jogar na nova casa a partir da temporada 2024/25. A arena terá capacidade para 52.888 pessoas e será localizada nas docas de Liverpool. O custo de construção é estimado em 500 milhões de libras esterlinas (R$ 3,97 bilhões na cotação atual).

Em fevereiro, o Everton já havia recebido a aprovação do Conselho da Cidade de Liverpool, espécie de Câmara Municipal da cidade, mas ainda faltava a aprovação do governo nacional. Nesta sexta, o clube informou que o projeto havia sido aprovado pelo escritório do secretário de Estado de Habitação, Comunidades e Governo Local, Robert Jenrick, responsável pela revisão final.

Everton consegue aprovação final para construir novo estádio nas docas de Liverpool
Everton consegue aprovação final para construir novo estádio nas docas de Liverpool
Foto: Divulgação / Everton / Estadão

O processo de escolha do local não foi fácil: o Everton considerou 52 outros lugares antes de decidir pela doca Bramley-Moore. Contudo, como o local é protegido como patrimônio mundial, o clube precisou superar posicionamentos contrários de órgãos como o ICOMOS, instituição de preservação do patrimônio, em nome da Unesco, e de órgãos como a Victorian Society, instituição de caridade que é autoridade em arquitetura das eras vitoriana e eduardiana e precisa ser consultada sobre alterações em construções protegidas por lei.

Para conseguir a permissão para construir, o Everton argumentou que a construção e operação do novo estádio seria importante para a recuperação econômica da cidade de Liverpool após a a pandemia de covid-19, com a arena e o plano de renovação do arredores injetando 1,3 bilhão de libras (R$ 10,3 bilhões) na economia local, gerando 15 mil empregos e atraindo 1,4 milhão de novos visitantes à cidade.

Com a aprovação, as obras devem começar em breve. Assim, o clube deve abandonar o antigo Goodison Park, campo em que joga desde 1892.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade